Governo providencia área em Iperó para construção do primeiro Reator Multipropósito Brasileiro

Anúncio foi feito durante cerimônia de comemoração dos 56 anos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen)

sex, 31/08/2012 - 18h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin esteve na tarde desta sexta-feira, 31, na comemoração pelos 56 anos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). Alckmin reforçou o convênio dos investimentos estaduais no instituto pelos próximos 25 anos, que totalizam R$ 18, 8 milhões.

“O Ipen está completando 56 anos e produz radiofármacos para o Brasil inteiro. Essa é a casa da vida, porque hoje, na cardiologia, na oncologia e também na nefrologia, a medicina nuclear é essencial no diagnóstico e na terapia.”

Na ocasião, o governador disse que o governo está desapropriando uma área no município de Iperó para lá sediar o projeto do primeiro Reator Multipropósito Brasileiro, fruto de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Ipen e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

O objetivo é diminuir a dependência brasileira do radioisótopo, insumo utilizado na medicina nuclear. “É um grande salto para a população, a ciência, o conhecimento e a tecnologia”, afirmou o governador.

Do Portal do Governo do Estado