Governo prorroga inscrições para curso técnico em enfermagem

Inscrições poderão ser feitas até dia 31 de agosto no site da Fundap

seg, 24/08/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

As inscrições para o curso de técnico em enfermagem foram prorrogadas. Agora os interessados têm até o dia 31 de agosto para se inscrever pelo site da Fundap (www.fundap.sp.gov.br). O curso de técnico em enfermagem é gratuito e abrange todo Estado de São Paulo. 

O público-alvo são os auxiliares de enfermagem da rede pública ou privada de saúde que estejam ou não em atividade. No total, são oferecidas pelo governo 100 mil vagas. Para se inscrever, o candidato deverá apresentar a carteira de identidade, o CPF e o número do Coren (Conselho Regional de Enfermagem). O objetivo é capacitar todos os interessados num prazo de três anos. 

A iniciativa está sob a coordenação da Secretaria de Gestão Pública, por meio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Participam ainda do programa, o Centro Paula Souza, autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, e as secretarias da Saúde e da Educação.

O curso tem duração de 10 a 12 meses, dependendo da disponibilidade do candidato para conciliar as aulas com trabalho e estágio. O público alvo são auxiliares de enfermagem da rede pública e privada de saúde que estejam ou não em atividade. A conclusão dos estudos aumenta a qualificação do candidato, que passa de auxiliar a técnico em enfermagem. 

Para participar, os interessados devem ter certificação reconhecida de auxiliar de enfermagem. De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP), existem no Estado 190 mil auxiliares de enfermagem, dos quais 70% estão na região metropolitana da Capital e os demais, no Interior. 

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, ressalta a importância do programa. “Quando a educação se põe a serviço da saúde, cumpre com o justo propósito de contribuir com a função social do Estado de assegurar tratamento digno e de qualidade a toda a população”, destaca. 

“No mercado competitivo de hoje, é preciso cada vez mais se aperfeiçoar profissionalmente. O curso vai possibilitar aos auxiliares de enfermagem ganhar qualificação, aumentando o seu grau de empregabilidade. Essa iniciativa também trará reflexos positivos na qualidade do atendimento que estes profissionais prestam à sociedade”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo. 

“Esta é uma iniciativa fundamental para aperfeiçoar o atendimento na rede pública de saúde. Queremos qualificar esses profissionais, que são responsáveis diretos pelos milhões de pacientes atendidos pelo SUS de São Paulo”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Inscrições  

Os interessados devem se inscrever pela internet no site da Fundap (www.fundap.sp.gov.br). Ali, os candidatos encontrarão a ficha cadastral, os requisitos do programa e as informações complementares sobre o curso. As dúvidas poderão ainda ser tiradas pelos telefones 3066-5660 ou 3066-5500.

Após efetuar a inscrição, o candidato será contatado por e-mail, carta ou telefone pela escola da sua região que ministrará o curso. No comunicado constará o período da matrícula e o endereço da escola à qual deverá comparecer para efetuar a matrícula, bem como os documentos que deverá apresentar. 

O curso de técnico de enfermagem terá duração de 690 horas, sendo 490 de aulas teóricas e 200 de estágio supervisionado pelas unidades da ETSUS (Escola Técnica do SUS do Estado de São Paulo). As turmas terão até 36 alunos e serão formadas conforme o preenchimento das vagas. As aulas, com duração de até 12 meses, começam neste semestre com a formação das primeiras turmas. 

O TecSaúde é inspirado no projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae), uma experiência bem-sucedida criada pelo governador José Serra na época em que foi ministro da Saúde. O programa resultou na formação de 188.423 auxiliares de enfermagem e de 74.934 técnicos em enfermagem. A medida também permitiu que 15.957 auxiliares de enfermagem pudessem fazer curso de complementação do ensino fundamental. Promoveu ainda a formação de 13.161 enfermeiros como docentes de educação profissional.

Serviço 
Inscrições: pelo site da Fundap (www.fundap.sp.gov.br)
Período das inscrições: até 31 de agosto
Convocação dos inscritos: para efetuar a matrícula, os candidatos inscritos serão chamados por telefone, carta ou e-mail
Início das aulas: primeiras turmas se iniciam neste semestreNúmero de vagas disponíveis: 100 mil
Público-alvo: auxiliares de enfermagem em atividade ou não Carga horária do curso: 690 horas (teóricas e práticas), que serão cumpridas em até 12 meses
Taxa: gratuita, incluído o material didático
Telefones para informações e dúvidas: (11) 3066-5660 ou (11)3066-5500

Da Secretaria de Desenvolvimento