Governo promove integração entre pesquisa e preservação

Iniciativas de institutos ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento estimulam desenvolvimento e valorização do produtor rural

seg, 10/06/2019 - 16h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ), da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e do Instituto Agronômico (IAC), conduz diversas iniciativas que aproximam a cidade do campo, além de integrar a pesquisa cientifica e transferências de tecnologias agropecuárias com a preservação ambiental.

Vale destacar que a ação é efetivada com a participação dos representantes técnicos nos Comitês de Bacias Hidrográficas, estabelecendo políticas públicas para tratarem, simultaneamente, do desenvolvimento e valorização do produtor rural e das ações de conservação ambiental e regularização do ciclo hidrológico.

Comitês

O diretor do IZ, Luiz Ayroza, incentiva a maior participação dos pesquisadores nas Câmaras Técnicas dos 21 Comitês e Bacias Hidrográficas do Estado. “A Comissão do IZ está sendo reativada para otimização de todas as áreas de reservas de proteção ambiental nas unidades de pesquisa e ter representatividade em todos os comitês de bacias onde estão localizadas”, explica.

A Comissão de Gestão Ambiental terá como objetivo propor ações de adequação ambiental das unidades de pesquisa, avaliar e incentivar projetos de pesquisa que busquem a inovação no desenvolvimento de sistemas de produção sustentável animal.

Todas as boas práticas de manejo produtivo e conservação dos solos são recomendadas para os produtores rurais, visando a “produção de água”, produtividade agropecuária e renda. “Essa integração transforma o produtor rural em guardião do meio ambiente”, ressalta João José Assumpção Demarchi, pesquisador do IZ e coordenador da Câmara Técnica de Recursos Naturais dos Comitês PCJ (dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

Cooperação

Com o IZ, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento mantém um termo de cooperação com o SOS Mata Atlântica e a ONG Jaguatibaia (fornecedora de mudas), organizações não governamentais que trabalham na proteção e gestão ambiental, com o intuito de restaurar e adequar ambientalmente as fazendas de pesquisa.

O Instituto Agronômico também apresenta diversas ações que contribuem com a conservação do ambiente. Desde a preservação de recursos genéticos até a avaliação de emissões de gases de efeito estufa em ambientes agrícolas, além do desenvolvimento de plantas resistentes a pragas e doenças, que contribuem com o controle integrado, reduzindo aplicação de agrotóxicos.

“Nessa linha de agrotóxicos tem um amplo projeto de proteção do trabalhador e de tecnologia de aplicação, que resulta no treinamento de agricultores e na aplicação segura desses produtos, contribuindo para reduzir desperdício e reduzir a quantidade aplicada”, revela engenheira agrônoma Isabela de Clerici Maria, pesquisadora do IAC.

A engenheira destaca que as pesquisas abordam a conservação do solo (erosão e física). “São estudos para controle da erosão e da compactação do solo, orientando o planejamento conservacionista e a gestão ambiental de propriedades agrícolas”, acrescenta.

Extensão

Já na Extensão Rural, a CDRS representada pelas Casas de Agricultura do Estado, auxilia os produtores na manutenção do meio ambiente em suas propriedades, orientando no plantio de mudas arbóreas em Áreas de Preservação Permanente (APP), a utilização correta de defensivos agroquímicos e orgânicos, a conservação de solo, o uso racional da água, na conservação das nascentes.

“A importância dessas metodologias e técnicas vem ao encontro da preservação ambiental do munícipio para preservação, sustentabilidade e segurança alimentar”, salienta André Luiz Barreto, engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura em Nova Odessa.

O Programa Município Verde Azul (PMVA) também é outra ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e de Meio Ambiente, e instrumento da Política de Mananciais PCJ, sendo ferramenta indispensável para melhoria da gestão ambiental nas localidades.

A Política de Mananciais do PCJ visa à recuperação, conservação, preservação dos Mananciais de abastecimento urbano nos municípios que fazem parte dessa bacia hidrográfica, sendo um instrumento de política pública na gestão dos recursos hídricos e busca de segurança hídrica, integrando também campo e cidade e produtor rural com preservação ambiental.