Governo libera verba para levar Projeto Esporte Social a 12 municípios

Programa é voltado ao atendimento de crianças, idosos e portadores de necessidades especiais

qua, 25/07/2007 - 15h59 | Do Portal do Governo

 Aprender e praticar, no mínimo, três modalidades de esporte, assistir aulas sobre meio ambiente, cidadania, relacionamento familiar, solidariedade e sobre forma de participação social. Essas são algumas das ações previstas no Projeto Esporte Social que o Governo paulista, por meio da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, está implantando em mais 12 municípios do Estado. 

Para possibilitar o funcionamento são organizados os chamados Núcleos, grupos de 100 pessoas em situação de risco social. Nesses núcleos, elas receberem orientações nas diversas áreas. O objetivo é fomentar e democratizar o acesso à pratica esportiva e de lazer, com caráter formativo educacional.

O público alvo são crianças e adolescentes de 7 a 18 anos (incompletos), integrantes de famílias de baixa renda; idosos com mais de 60 anos; e portadores de necessidades especiais que possam praticar exercícios.

Ao implantar o programa, os municípios recebem do Tesouro estadual o valor fixo de R$ 39.120,00. Essa verba é destinada ao custeio de cada núcleo e cobre gastos com recursos humanos, material esportivo e didático e com o lanche oferecido aos alunos.  

Os organizadores das atividades contam também com doações de bolas e redes para o futebol, basquete, handebol, futsal, cedidas pelo Projeto Pintando a Liberdade, sendo uma para cada dez crianças. Recebem também doação de camisetas que são distribuídas entre os jovens, a cada período de seis meses de participação no programa.  

Desta vez, os municípios beneficiados são: Ribeirão dos Índios, Iacri, Lutécia, Peruíbe, Bananal, Monte Castelo, São José da Bela Vista, Borebi, General Salgado, Sagres, Canitar, e Ribeirão do Sul.