Governo entrega Ordem do Ipiranga a personalidades

Lista de agraciados reúne artistas, desportistas e cientistas

ter, 31/08/2010 - 9h15 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, Alberto Goldman, homenageou na terça-feira, 31, com a Ordem do Ipiranga cidadãos que prestaram notória contribuição ao país e ao Estado de São Paulo. A honraria, uma distinção estadual iniciada pelo governador Abreu Sodré em junho de 1969, foi entregue a personalidades do universo das artes, esportes e ciências.

Foram agraciados no grau de Grão Cruz o médico sanitarista e ex-secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Luís Roberto Barata Barradas (post-mortem) e os cientistas Miguel Angelo Laporta Nicolelis e Isaías Raw. Receberam a honraria no grau de Grande Oficial o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt e a cantora Claudette Soares. O ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol, Dejalma dos Santos, e o cantor Germano Mathias foram homenageado com o grau de Oficial.

As atrizes Eva Todor e Vida Alves e o fotógrafo Thomaz Farkas foram agraciados com a ordem do Ipiranga no grau de Comendador. Também foram homenageados com a medalha dos Bandeirantes A bailarina Ruth Rachou, o crítico de cinema, Rubens Ewald Filho, o empresário Paulo Borges e o coreógrafo Rodrigo Pederneiras.

A Ordem do Ipiranga é destinada a personalidades com elevado destaque numa área e que defendam valores paulistas e nacionais. A ordem é honorífica, ou seja, não se trata de um título nobiliárquico, que se transmite de geração para geração. A cerimônia de entrega da Ordem do Ipiranga, a única honraria do Estado, contou com a presença do grão-mestre da ordem, o governador Alberto Goldman, e seu chanceler, o secretário-chefe da casa civil, Luiz Antônio Marrey.