Governo e Prefeitura entregam novas instalações do 1º Posto de Bombeiros de Santos

Nova sede possui quatro pavimentos, torre de treinamento com quatro andares e dependências administrativas, totalizando 2.847 m² de área

sex, 06/08/2010 - 9h05 | Do Portal do Governo

(atualizado 12h50)

O governador Alberto Goldman, o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, entregaram, nesta sexta, 6 de agosto, as novas instalações do 1º Posto de Bombeiros de Santos, na região central da cidade, na Baixada Santista. 

A nova sede possui quatro pavimentos, torre de treinamento com quatro andares, quadra coberta e dependências administrativas, totalizando 2.847 m² de área. O prédio está um uma área privilegiada na região central, que possibilita o atendimento de ocorrências desde o porto até os morros. Além disso, conta com elevador para facilitar a acessibilidade para pessoas com deficiência.  

A unidade atende cerca de 100 mil habitantes numa área de 27 km², que compreende o centro e os bairros Valongo, Paquetá, Macuco, Vila Nova, Vila Mathias, Vila Belmiro, Jabaquara, Encruzilhada, Marapé, Caneleira, São Bento e Monte Serrat.

Foram investidos R$ 2,7 milhões para a construção da nova sede – a antiga ficava no quartel conhecido por ‘Castelinho’, na Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, no centro de Santos. O quartel foi desativado em 12 de setembro de 2008 e as instalações do Corpo de Bombeiros foram, então, remanejadas para o bairro do Gonzaga, em Santos, dando prosseguimento ao atendimento operacional até a construção da nova sede.

Santos possui quatro Postos de Bombeiros (PBs) distribuídos em áreas estratégicas. A média mensal de atendimento a ocorrências somente no 1º PB é de 200 casos.

Da Secretaria da Segurança Pública