Governo do Estado investe na Nova Luz

Ações feitas em parceria com a Prefeitura aceleram a revitalização da região

sex, 06/08/2010 - 9h07 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 17h26)

O Governo do Estado está desenvolvendo uma séria de ações em parceria com a Prefeitura de São Paulo para o projeto de recuperação e revitalização da Nova Luz, no centro da capital. Nesta sexta-feira, 6, o governador Alberto Goldman e o prefeito Gilberto Kassab estiveram na região para visitar as obras e acompanhar os trabalhos feitos no local.

Entre as ações do governo estadual na Nova Luz, se destaca a construção da nova sede do Centro Paula Souza, que deve se tornar o primeiro órgão público a se mudar para a Nova Luz, colaborando para a recuperação da região.

O prédio que está sendo construído no quadrilátero formado pelas ruas Timbiras, Andradas, Aurora e General Couto de Magalhães abrigará, além da sede da instituição, uma nova Escola Técnica (Etec) eum Centro de Capacitação de Professores. As obras estão em andamento e devem ser concluídas em agosto de 2011. O investimento total no projeto é de R$ 60,5 milhões.

A Etec Nova Luz terá 21 salas de aula, 13 laboratórios, duas oficinas e quadra poliesportiva. No anexo à Etec, serão construídos o Centro de Capacitação de Professores, uma biblioteca e a secretaria. Um espaço térreo público comum aos três edifícios formará uma praça de mais de três mil metros quadrados. O conjunto é poderá ser avistado da Estação da Luz e da Sala São Paulo.

Espaços culturais

Além do Centro Paula Souza, a Nova Luz também receberá novos complexos culturais. A região já possui hoje o maior pólo cultural da América Latina, composto pela Sala São Paulo, a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, a Pinacoteca do Estado, a Estação Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu de Arte Sacra, a Estação Júlio Prestes e o Parque da Luz. Só em 2009, estes museus mantidos pelo Governo do Estado receberam mais de 930 mil visitantes.

Também já foi iniciado o processo de demolição do quarteirão que abrigará o novo Complexo Cultural – Teatro da Dança. O local será um dos mais importantes centros destinados às artes do espetáculo do País.

O novo prédio ocupará o quarteirão localizado entre a Praça Júlio Prestes e a Avenida Rio Branco, com as laterais para a Avenida Duque de Caxias e Rua Helvétia, incluindo o prédio da antiga rodoviária da cidade, onde funcionava o Shopping Center Luz.

Com aproximadamente 95 mil m² de área construída, em um terreno de 19 mil m², o edifício abrigará diferentes equipamentos culturais para a encenação de musicais, óperas, shows de música popular e outras manifestações artísticas.

O Complexo terá três teatros: um para dança e ópera com 1.750 lugares; outro para 600 ocupantes, destinado a teatro e recitais; e uma sala experimental, com palco reversível e capacidade para 450 espectadores.

Também haverá espaço para a instalação de uma sede definitiva da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim e da SP Companhia de Dança, salas de ensaios para companhias residentes, biblioteca, estúdios, auditório, áreas administrativas, café, loja e praça de convivência.

A Praça Júlio Prestes ainda deve ser reformada para ganhar um jardim, que funcionará como uma extensão do Parque da Luz, formando um grande corredor verde na região central, que começa nos jardins do Museu de Arte Sacra, segue pelo Parque da Luz e pelo novo Complexo até chegar à Praça Princesa Isabel e ao Palácio dos Campos Elíseos, na Avenida Rio Branco.

Restauro

O Palácio dos Campos Elíseos também está passando por um processo de restauração.  O local preserva parte significativa do mobiliário de época e é um dos mais importantes exemplos de residência da fase áurea do café na cidade. O trabalho foi iniciado em 2005, com recursos captados por meio da Lei Rouanet, e foi dividido em duas fases.

Na primeira, cujo custo foi de aproximadamente R$ 5 milhões, foi concluído o restauro da fachada, cobertura, tubulação pluvial, piso externo e esculturas. Também foi feito o trabalho de catalogação, embalagem e transporte de obras de arte, além da prospecção pictórica. O projeto da segunda fase do restauro, que trata da restauração interna, criação de garagem e área livre ao redor do prédio, está sendo finalizado.

Quando estiver totalmente restaurado o Palácio dos Campos Elíseos poderá ser utilizado para eventuais despachos do governador no centro da cidade e para eventos, além de também ser aberto à visitação pública.

Da Secretaria de Comunicação