Governo do Estado inaugura Residencial Rubens Lara em Cubatão

Famílias sairão dos bairros-cota para empreendimento diferenciado, em condomínio fechado, com aquecedor solar e infraestrutura total

qua, 11/08/2010 - 9h43 | Do Portal do Governo

(atualizado 12h)

O Governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira, dia 11, os primeiros 96 imóveis do Residencial Rubens Lara, construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em Cubatão, para famílias que deixarão áreas de risco ou de preservação ambiental na Serra do Mar. O empreendimento, localizado na Rua João Martins Sobrinho, s/nº (Paralela à Av. Ver. Gigino Aldo Trombino), no Jardim Casqueiro, será um verdadeiro bairro na área nobre de Cubatão, com 1.840 imóveis, cercado de infraestrutura e equipamentos sociais como escolas, postos de saúde, bases policiais, linhas de transporte e equipamento viário. Desde fevereiro deste ano, outras 434 famílias, cerca de 1.700 pessoas, já foram transferidas dos bairros-cota para conjuntos habitacionais localizados nos municípios de Praia Grande, Peruíbe e Itanhaém.

O Residencial Rubens Lara, cujo nome é uma homenagem ao ex-coordenador do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e ex-diretor executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), Antonio Rubens Lara, falecido em março de 2008, é um empreendimento diferenciado, com vários modelos de moradias e equipamentos sociais. Construído em um terreno de aproximadamente 200 mil metros quadrados, desapropriado pelo Estado, terá prédios de cinco e nove andares, casas assobradadas e casas sobrepostas, praças, ciclovia, vagas de garagem, churrasqueira, quadras poliesportivas e paisagismo.

Os imóveis foram projetados com melhorias do novo padrão construtivo da CDHU, como o terceiro dormitório, em parte das unidades, azulejos na cozinha e no banheiro, medidor individualizado do consumo de água e gás, revestimento externo com pastilhas, pisos cerâmicos em todos os cômodos, azulejos na cozinha e no banheiro, aquecedor solar para água do chuveiro e pé-direito ampliado de 2,4 para 2,6 metros. Até o final do ano, cerca de 600 famílias deverão se mudar para o novo conjunto e o restante em 2011.

Sustentabilidade

Para se adequar às exigências dos novos tempos e contribuir com a sustentabilidade, todos os telhados do Residencial Rubens Lara, num total de 22 mil metros quadrados, serão pintados de branco. A ação é parte da Campanha Internacional “One Degree Less” do Green Building Council Brasil (GBC), organização não governamental que promove o desenvolvimento da construção sustentável no país. A campanha visa estimular a diminuição da temperatura ambiental nas chamadas “ilhas de calor”, por meio da adoção de telhados que refletem os raios solares calor do sol. A ação é simples. Consiste no uso de tinta branca, ou outro material de cor clara, no revestimento dos telhados e coberturas. A CDHU aderiu à Campanha em setembro de 2009, ao implementá-la em um conjunto habitacional em Ilhabela.

Infraestrutura para Cubatão

As obras de infraestrutura que estão sendo realizadas no entorno do Residencial Rubens Lara continuam em ritmo acelerado. Até a conclusão do condomínio, prevista para julho de 2011, a população do Jardim Casqueiro poderá contar com uma ampla rede de serviços públicos, entre eles: uma nova escola com 16 salas de aula, que estará pronta para o início do próximo ano letivo; um posto permanente da Polícia Militar, que substituirá o posto móvel, no bairro desde o começo do programa; o aumento do efetivo policial em 45 militares, elevando em cerca de 30% o número de policiais na cidade; um viaduto novo, paralelo ao Trinta e Um de Março, que já está em licitação e deverá ser concluído até a metade do próximo ano; remanejamento de linhas de ônibus para atender o aumento da demanda por transporte público; a universalização do tratamento de esgoto, com a recém inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Jardim Casqueiro, que só aguarda a liberação da área pela Prefeitura para iniciar as obras.

Mais dinheiro para a economia de cidade

Além de prover moradia digna e recuperar um dos principais ecossistemas do país, a construção dos conjuntos habitacionais da CDHU em Cubatão pelo Programa Serra do Mar está incrementando a economia da cidade.

Desde o início das obras do Residencial Rubens Lara, a empresa contratada pela CDHU para construção do empreendimento solicitou ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), de Cubatão, a indicação de 881 profissionais, moradores da cidade, para trabalharem na obras. Entre carpinteiros, encanadores, pedreiros e pintores, o PAT encaminhou 295 pessoas à empresa, dessas, 242 foram contratadas. Além de diminuir o número de desempregados da cidade, o salário recebido por esses trabalhadores é usado no próprio município, movimentando o comércio local.

A CDHU realizou também uma parceria com o SENAI de Cubatão para qualificação de mão-de-obra de moradores dos bairros-Cota. Das 48 pessoas que acabaram de se formar na primeira turma, 32 serão contratadas para trabalhar nas obras da Companhia em Cubatão. Estão previstas outras seis turmas de carpinteiro de formas, pedreiro assentador e armador de ferros. No total, 336 moradores terão uma nova profissão e poderão trabalhar em obras da CDHU.

Outro dado importante é o montante gasto pela própria obra no comércio local. Dados da empreiteira apontam uma despesa, desde o início do projeto, de cerca de R$ 7 milhões com insumos comprados de comerciantes de Cubatão.

O Programa Serra do Mar

Lançado pelo Governo do Estado no início de 2007, o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica é um dos principais projetos do Governo de São Paulo para promover a conservação, o uso sustentável e a recuperação ambiental do Parque Estadual da Serra do Mar. A ação prevê o atendimento de 7.760 famílias moradoras de áreas do Parque.

Ao todo, 5.350 famílias deverão deixar áreas de risco ou de preservação ambiental da Serra do Mar. Para receber essas pessoas, além da oferta de moradias em outros municípios, a CDHU está construindo três bairros em Cubatão: o residencial Rubens Lara, no Jardim Casqueiro, o Parque dos Sonhos e a Vila Harmonia, que somam 3.580 moradias. Até 2012, o governo do Estado vai investir R$ 850 milhões nessas ações.

Além de novas moradias, a CDHU irá urbanizar os bairros Cota 95/100, Cota 200, Pinhal do Miranda e Fabril. As 2.410 famílias que ficarão em áreas já consolidadas da Serra do Mar receberão redes de água, esgoto e drenagem, abertura de ruas, calçadas, pavimentação e a instalação de equipamentos públicos como escolas, posto de saúde, de segurança, além da e outros serviços como iluminação, telefone e a coleta de lixo. Além disso, todos os moradores terão a escritura definitiva do seu imóvel.

Na ocasião, também foram entregues estradas e vicinais recuperadas no litoral sul. Confira aqui.

Da Secretaria de Habitação e da CDHU