Governo do Estado assume Hospital de Cotia

Unidade vai receber R$ 30 milhões e será gerenciada por uma Organização Social de Saúde

ter, 11/09/2007 - 16h52 | Do Portal do Governo

Atualizada às 17h12

O governo do Estado vai assumir o Hospital de Cotia e transformar a unidade em referência de alta complexidade para toda a Região Oeste da Grande São Paulo. O convênio foi assinado nesta terça-feira, 11, pelo governador José Serra e pelo secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

“Este hospital estava praticamente fechado. Agora, estadualizado, ele vai ter um serviço regular, de qualidade, permanente’, disse Serra. Com 150 leitos, a instituição não atenderá apenas os 200 mil habitantes do município de Cotia. Sua área de atuação abrange outras cidades da região, totalizando uma população beneficiada de 1 milhão de pessoas.

O hospital, que terá orçamento anual de aproximadamente R$ 30 milhões para investimento e custeio, será gerenciado por uma Organização Social de Saúde a partir do dia 1 de outubro. A entidade terá de  cumprir um plano de metas fixado pela secretaria.

Desta forma, além de ampliar os serviços oferecidos pelo hospital, a população receberá um atendimento de maior qualidade.  A secretaria também já estuda quais são as áreas que vão ser ampliadas, como a ativação do Hospital-Dia e do Serviço de Apoio Diagnóstico Externo.

O Hospital de Cotia vinha passando por dificuldades financeiras e administrativas nos últimos anos. Seus 150 leitos estão divididos em clínica médica (34), clínica cirúrgica (38),  pediatria (19), obstetrícia (35), ginecologia (6), UTI (10) e cuidados intermediários em neonatologia (8). A instituição oferece ainda atendimento em Pronto-Socorro e ambulatorial.

“A assistência à saúde prestada para a população será melhorada. Nosso foco agora é garantir a qualidade do atendimento e, gradativamente, ampliaremos os serviços oferecidos transformando esta unidade em referência para toda a região”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Novas ETECs

Antes de deixar a cidade de Cotia, o governador José Serra anunciou que a cidade está entre as cinco da região que receberão uma unidade da ETEC (Escola Técnica). As outras são Embu, Barueri, Itapevi e Taboão da Serra. “Falta apenas a prefeitura entrar com a contrapartida, que é a doação de um terreno para instalar a escola”.

Manoel Schlindwein / Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)