Governo de SP vai a Londres em busca de parcerias e investimentos

Secretário de Governo Saulo de Castro assinou protocolo de intenções e se reuniu com investidores locais

qui, 23/06/2016 - 11h23 | Do Portal do Governo

Com mais de dez anos de ações conjuntas, o Estado de São Paulo estreitou ainda mais suas relações com o governo inglês. O secretário de Governo, Saulo de Castro, assinou um termo de cooperação com o enviado do primeiro ministro do Reino Unido para o Comércio com o Brasil, Michael Prisk.

O documento prevê facilidades para o intercâmbio de investimentos e parceria para incentivar as exportações e importações entre as duas regiões. A assinatura aconteceu em Londres, na sede do IFC (International Finance Corporation), entidade financeira ligada ao Banco Mundial.

De acordo com a subsecretária de Inovação e Parceria do governo paulista, Karla Bertocco, durante as reuniões com investidores foi apresentado o portfolio de oportunidades de PPPs e concessões no Estado além das facilidades que o governo oferece para atrair recursos internacionais para a infraestrutura paulista.

Protocolo de Intenções
O Protocolo de Intenções assinado com o Reino Unido tem por objetivo fortalecer vínculos comerciais entre os governos, promover o investimento, facilitar operações em exportação e importação e identificar indústiras e empresas que possam estar interessadas em desenvolver o comércio na região dos envolvidos.
“A troca de experiências com o Reino Unido nos trouxe ao longo dos anos muito conhecimento em áreas fundamentais para a gestão mais aprimorada nos temas da Transparência, das PPP e para a área da saúde”, afirma Ana Paula Fava, responsável pela Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo paulista.

Prosperity Fund
O Prosperity Fund (Fundo de Prosperidade) é um programa de cooperação que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da economia em países emergentes. Por três vezes consecutivas (2013, 2014 e 2015), o Estado de São Paulo recebeu recursos do fundo inglês em um total de £739.531 mil libras (cerca de R$ 3,7 milhões).

Os recursos não são repassados diretamente para o governo e sim para uma administradora que gere os valores dos prêmios. Em São Paulo, com o Prosperity Fund, o estado investiu na melhoria dos portais de Transparência, no Governo Aberto SP, na capacitação de funcionários estaduais para aplicação da legislação anticorrupção, além da elaboração de um guia para o desenvolvimento de PPPs com expertise britânica, considerada o berço deste tipo de investimento.

Há cerca de duas semanas, o estado anunciou o projeto de Inovação Aberta em Saúde que será implementado também com recursos do Prosperity Fund.

Do Portal do Governo do Estado