Governo de São Paulo promove campanha de moda contra a homofobia

Em parceria com a Prefeitura da capital e com a Casa dos Criadores, Secretaria da Cultura lança campanha para a criação das camisetas sobre o tema

seg, 02/05/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, e a Secretaria Municipal de Participação e Parceria juntam esforços com a Casa dos Criadores para a realização de um concurso de moda contra a homofobia. Até 25 de maio, os participantes devem criar camisetas sobre o tema “Homofobia Fora de Moda”.

Para o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo, o concurso tem o objetivo de conscientizar a população a respeito do preconceito. “A melhor maneira para criar a consciência é pedir a participação criativa de cada um”, afirma Matarazzo. Na Secretaria, a ação é coordenada pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias. Já Franco Reinaudo, coordenador da Diversidade Sexual da Prefeitura de São Paulo, afirma que “ter a moda como aliada no combate a homofobia, além de extremamente importante, é muito chique”.

Durante a 29ª Casa dos Criadores, em junho deste ano, serão expostas as 30 melhores propostas, para a escolha pelo público e por um júri especializado. O estilista vencedor ganhará um prêmio de R$ 2.500, além da possibilidade de estagiar no departamento de estilo da marca Cavalera. Além disso, a camiseta escolhida será produzida em série e comercializada, e a renda será revertida para o Centro de Cultura, Memória e Estudos da Diversidade Sexual de São Paulo.

“Já estava mais do que na hora do mundo da moda fazer alguma coisa a esse respeito”, afirma André Hidalgo, diretor da Casa dos Criadores. Para ele, o combate a homofobia é uma causa que tem relação direta com o universo da moda. “Estamos muito felizes. Nada mais natural do que o maior evento lançador de nomes da moda brasileira ser o primeiro a abraçar uma campanha tão importante e relevante”, complementa.

As inscrições para o concurso deverão ser realizadas até 25 de maio de 2011. Para se inscrever, os candidatos devem imprimir a ficha de inscrição disponível no site www.casadecriadores.com.br, preenchê-la e enviá-la para a Casa de Criadores (r. Rui Barbosa, 584, cj 03, São Paulo – SP, CEP 01326-010). A correspondência deve conter ainda um desenho em papel A4, um CD com essa imagem gravada em alta resolução, um texto sobre sua inspiração e o currículo do participante.

Vale lembrar que os desenhos enviados devem ser criados especialmente para o concurso, e não poderão conter qualquer tipo de propriedade intelectual pertencente a terceiros. O resultado do concurso será anunciado durante a realização da 29ª Casa de Criadores, e no site do evento.

Da Secretaria da Cultura