Governo apresenta a 1ª unidade móvel do Via Rápida Emprego

Equipada com laboratório de soldagem, a carreta vai levar qualificação profissional gratuita a diversos municípios

qui, 24/11/2011 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 13h05)

O governador Geraldo Alckmin, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, apresentaram nesta quinta-feira, 24, a primeira unidade móvel do Via Rápida Emprego. Equipada com laboratório de soldagem, a carreta vai levar qualificação profissional gratuita a diversos municípios. O posto itinerante possui área interna de aproximadamente 60 m², sala com painel simulador e 10 cabines equipadas com ferramentas para a realização de aulas práticas.

“A unidade móvel do Via Rápida nos permite ir a municípios que não têm prédio, não têm Etec, não tem Fatec, ir a bairros também bastante populosos e levar cursos dependendo da necessidade. Esse primeiro é de soldagem, que tem muita demanda de mercado. Com ele, nosso jovem pode trabalhar desde uma serralheria até na Petrobras”, afirmou o governador.

A primeira cidade a receber a estrutura é São Paulo, onde a unidade ficará em operação até o dia 13 de dezembro para atender duas turmas, de 20 alunos cada, do curso de soldagem. As aulas acontecem de segunda a sexta, nos períodos: manhã, das 8h às 12h, e tarde, das 13h às 17h.

Ainda este ano, outras quatro carretas iguais a esta também serão entregues para realização de cursos de panificação, confecção, hospitalidade e imagem pessoal. Elas vão entrar em operação a partir 2012.

Até 2014, serão ao todo 13 postos itinerantes que percorrerão o Estado para levar atendimento as regiões que apresentarem carência de estrutura laboratorial. “Quando todas estiverem em operação, será possível atender às necessidades imediatas de formação de mão-de-obra, levando qualificação profissional a um número ainda maior de municípios, principalmente os mais afastados que não possuem unidades fixas do programa ou equipamentos necessários para atender as demandas”, explica o secretário Paulo Alexandre Barbosa.

Além das carretas, também está prevista para esta primeira etapa de ampliação do programa a construção de sete novos prédios, que serão erguidos em cidades-polo. Eles funcionarão em regiões estratégicas do estado, possibilitando a realização de um número maior de capacitações e novas ofertas de cursos.

Os primeiros municípios a receberem unidades fixas serão São Bernardo do Campo e Campinas. Elas serão construídas junto às Etecs Lauro Gomes e Conselheiro Antonio Prado e atenderão também moradores de municípios próximos, além de prestar apoio as unidades móveis. O prazo para início das obras deverá ser definido ainda em 2011.

Atualmente as capacitações acontecem em Escolas Técnicas (Etecs) e  Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de, além de unidades do Sistema S e de outras instituições parceiras como Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e da Associação para Valorização de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva).

Mais de 195 mil inscritos

Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin e o secretário Paulo Alexandre Barbosa também divulgaram o número de inscritos no programa Via Rápida Emprego. Até o momento, foram registradas 195.671 inscrições em todo o Estado.

Entre as regiões administrativas que apresentaram maior procura, a Grande São Paulo lidera ranking com 111.839 inscritos. Em seguida, está Campinas, com 15.477. A Baixada Santista e São José dos Campos registraram, na ordem, 15.121 e 10.336 inscritos, ficando com a terceira e quarta colocações. Em quinto lugar está a região de Sorocaba, que contabiliza 8.357 inscrições.

Na análise por município, a capital paulista ocupa a primeira colocação, com 75.456 inscrições registradas. Guarulhos, São Vicente e Santos surgem na sequência com 6.311; 4.160 e 3.695. A cidade de Campinas, ficou em 5° lugar, com 3.665.

Neste semestre, o programa disponibilizou 33 mil vagas em mais de 405 municípios. Entre os cursos que apresentaram maior procura estão: Recepção e Atendimento; Assistente Administrativo; Informática; Auxiliar de Escritório e Logística básica.

Sobre o programa

Lançado em julho, o Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Neste semestre, o programa disponibilizou 30 mil vagas em mais de 400 municípios. Para o próximo ano, a previsão é atender mais 125 mil cidadãos.

As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego. Como forma de incentivo, os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br.

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia