Governador participa da inauguração do CEU Jaçanã

A nova escola possui área construída de 12 mil metros quadrados e abriga setores de educação, esporte, lazer e cultura

sáb, 06/10/2007 - 14h59 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou neste sábado, 6, da inauguração do CEU (Centro Educacional Unificado) Jaçanã, na zona norte da Capital. A nova escola possui área construída de 12 mil metros quadrados e abriga setores de educação, esporte, lazer e cultura. O centro conta com piscina semi-olímpica aquecida e ainda piscinas para uso infantil e recreativo.

“Este lugar vai ser um ponto de encontro não apenas de ensino, mas também de encontro da população pelo teatro, pelo esporte e pela vida comunitária. Estamos seguros que vai valorizar a vida das pessoas que moram aqui perto e que vai valorizar a região”, disse o governador José Serra no final desta manhã. Ele estava acompanhado do Secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Serra disse também que esta unidade do CEU foi mais barata para se construir, “com maior capacidade para alunos e mais jeitosa na sua arrumação, como a piscina e o teatro com os jogos”. O prefeito da Capital, Gilberto Kassab, aproveitou para dizer que José Serra é o grande maestro da transformação que acontece na cidade de São Paulo hoje.

Instalações

O Bloco Didático do novo centro, com capacidade para 2.600 alunos, possui Centro de Educação Infantil (CEI), Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). O CEI dispõe de sete salas de aula e dois berçários. A EMEI tem seis salas de aula e 16 professores. E a EMEF atende alunos dos ciclos I e II e abriga até 1.260 alunos. Tem 26 professores e 18 salas de aula. Também integram o Bloco Didático o prédio administrativo, refeitório, biblioteca e telecentro.

No Bloco Esportivo e Cultural foi construída uma quadra poliesportiva coberta, com piso flexível flutuante. Esse tipo de piso tem revestimento de isopor, o que causa efeito amortecedor. A técnica é utilizada em quadras oficiais para minimizar o esforço dos músculos durante a prática de esportes. Há ainda quadra externa, sala de dança, vestiários, áreas para recreação, sala de ginástica e teatro com palco elisabetano (a platéia circunda três faces do palco), com capacidade para 420 lugares.

Manoel Schlindwein