Governador participa da abertura da Bienal do Livro

Pela primeira vez o Governo contará com três estandes em uma das maiores feiras de literatura da América Latina

qui, 12/08/2010 - 7h57 | Do Portal do Governo

O governador Alberto Goldman participou nesta quinta-feira, 12, da abertura da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O Governo do Estado participa do evento com três estandes: um da Secretaria da Educação e dois da Imprensa Oficial. Os destaques são o lançamento de nove livros – entre eles três produzidos por alunos e professores da rede estadual de ensino -, do blog “Salas de Leitura SP”, destinado à troca de mensagens sobre literatura entre alunos, blogueiros e visitantes, além de sessões de autógrafos e diversas oficinas.

Além disso, dez mil alunos de escolas estaduais visitarão pela primeira vez uma das maiores feiras literárias da América Latina. No evento, que acontecerá no Pavilhão de Exposições do Anhembi até o dia 22 deste mês, eles receberão um vale-livro, cada um, para trocar nos estandes, além de lanche e transporte gratuito. O passeio, monitorado por professores, depois será tema de debates em sala de aula.

Estandes

Pela primeira vez com estande próprio, a secretaria de Educação leva os visitantes em uma viagem pela história dos meios de comunicação desde a pré-história até a atualidade. Com o tema “Eles leram, nós lemos, eles lerão”, o espaço de 200 m² é dividido em três núcleos. O primeiro conta a história da comunicação, desde as pinturas rupestres até o livro digital. O segundo tem uma réplica da Sala de Leitura – programa que oferece um ambiente com livros e periódicos nas escolas estaduais – onde ocorrem as oficinas (contação de histórias, cordel, leitura dramática, manga, HQ e sarau). No último, o Espaço de Web, os visitantes poderão postar mensagens sobre suas leituras e produções em comunidades virtuais de alunos e professores, numa rede especialmente criada para os participantes da Bienal. O local foi projetado com acessibilidade para receber visitantes cadeirantes e oferecerá interpretes em Libras para que deficientes auditivos possam acompanhar o roteiro da visita monitorada.

Já a Imprensa Oficial montou dois espaços na feira com a proposta de mostrar que os livros impresso e digital podem não só coexistir, como se complementar. O estande tradicional tem 290 m², onde estarão disponíveis mais de 700 títulos, das mais variadas áreas de interesse: História, Design, Arte, Meio Ambiente, Educação, Literatura, Jornalismo e outros, com destaque especial para os mais de 200 títulos da coleção Aplauso, que reúne grande parte da memória artística brasileira com biografias, roteiros de cinema, perfis e histórias de emissoras de TV.

O espaço digital, com 100 m², é inteiramente Wi-fi, com diversos equipamentos de leitura digital, onde é possível conhecer e experimentar gratuitamente os leitores digitais e consultar vários livros eletrônicos da Imprensa Oficial e navegar livremente pela internet. 

Blog

O blog “Salas de Leitura SP”, lançado nesta edição da Bienal, foi especialmente criado para troca de informações sobre livros, escritores, produção autoral e outros assuntos referentes à literatura.

Ele é dividido em quatro funções, Ser Leitor, onde os visitantes poderão deixar suas indicações de leitura; Ser Autor, área exclusiva para troca de informações sobre produção autoral; Procura-se um autor, espaço destinado a comentários de estudantes sobre a produção de autores desconhecidos; e Ser Blogueiro, que trará dicas e materiais para auxílio no registro de mensagens na web e na blogosfera.

O acesso ao blog estará disponível em seis computadores de última geração, equipados com monitores e sintetizadores de voz para auxiliar os deficientes visuais, no Espaço Web. A idéia é que ele continue ativo após a Bienal.

Lançamentos

Está programado para o dia 16, às 16h30, no estande da Imprensa Oficial, o lançamento do livro “afetosecretos | o vocabulário”, acompanhado do DVD “afetosecretos | o filme”. Às 19 horas, será lançado o livro “Aprendizado à Distância”, de Frederic M. Litto, com ilustrações de Paulo Caruso.

No dia 17, também na Imprensa Oficial, Lucia Maria Teixeira Furlani e Geraldo Galvão autografarão o livro “Viva Pagu – Fotobiografia”. Marisa Lajolo e João Luiz Ceccantini irão assinar “Monteiro Lobato Livro a Livro – Obra Infantil”, escolhido Livro do Ano na categoria não-ficção do Prêmio Jabuti de 2009.

No dia 18, no estande da Secretaria de Educação, serão lançados os livros produzidos por alunos e professores da rede estadual e editados pela Câmara Brasileira do Livro. O primeiro título reúne 120 textos em prosa e poesia premiados no I Prêmio Ser Autor. Também será lançado “O Segredo dos Amuletos: Testando os Limites”, o segundo livro de uma série escrita por Luan Cardoso, Matheus Mendes, Thais Mariano de Souza, Paulo Giordan Oliveira, alunos do Ensino Fundamental e a professora Sandra Martins. Outro lançamento é o “O Mundo das Idéias: os Irmãos de Sangue”, livro de poesias de Lucas da Costa Geremias, aluno do 3º ano do Ensino Médio. No espaço da Imprensa Oficial, serão lançados “Almanaque Tilde Stubal”, “Aprendendo Português e Praticando Português”, “Coleção Consumo Sustentável em Ação” e “Nascentes do Brasil”, e às 19h, Nádia Battella Gotlib autografa “Clarice Fotobiografia”.

Ainda no estande da Imprensa Oficial, no dia 19 haverá dois eventos: às 16h30, sessão de autógrafos com Marco Antonio Villa, autor do livro “1932: Imagens de uma Revolução”. Depois, às 17 horas, no Território Livre, o assessor da presidência da Imprensa Oficial, Ricado Kobashi, participa do debate “O mundo grande e pequeno: universo digital”, com Ana Erthal e Massimo De Felice.

Secretaria de Comunicação