Estado de São Paulo cria Fatec no município de Matão

Curso superior de Análise de Processos Agroindustriais deve atender às demandas do arranjo produtivo local

ter, 12/02/2019 - 15h18 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (11), o Governador João Doria assinou o decreto de criação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Matão. A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado.

A instituição tem como proposta atender às demandas do arranjo produtivo local e já conta com o curso superior de Análise de Processos Agroindustriais. A nova graduação prevê uma integração ampla entre a teoria, que é ensinada na sala de aula, e a prática, que é desenvolvida dentro das empresas.

Para o primeiro semestre de 2019, a concorrência do vestibular demonstrou que a comunidade se interessou pelo curso, que teve disputa de 5,05 candidatos por vaga.

Por meio de parceria com o Estado, a Prefeitura de Matão colaborou com a implantação da unidade, com obras de reforma e adequação no prédio da Fatec. O Estado ficou responsável pela aquisição de mobiliário e equipamentos. Por sua vez, o Centro Paula Souza ficou encarregado de elaborar o projeto pedagógico do curso, contratar professores e acompanhar o processo seletivo.

Matão é o quarto município da Região Administrativa Central que conta com uma Faculdade de Tecnologia do Estado. As outras três estão em Araraquara, Taquaritinga e São Carlos.

Com a inauguração da nova unidade, o Centro Paula Souza, passa a administrar 73 Fatecs. A instituição também é responsável por 223 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 269 classes descentralizadas, que são unidades que oferecem um ou mais cursos técnicos ou integrados que estão sob a administração de uma Etec, presentes em mais de 300 municípios do Estado.

Centro Paula Souza é responsável por 73 Fatecs, 4 na Região Central do Estado

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) é responsável pela administração das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos e integrados, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas.

Atualmente as Etecs contam com 208 mil estudantes, divididos entre ensino médio, técnico integrado ao médio, e no ensino técnico, para os setores industrial, agropecuário e de serviços. As Fatecs contam com mais de 83 mil alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica.