Governador entrega Ordem do Ipiranga na capital

Cerimônia no Palácio dos Bandeirantes homenageia 15 personalidades

qui, 09/12/2010 - 20h10 | Do Portal do Governo

(Atualizada 10/12 às 10h49)

O governador Alberto Goldman entregou nesta quinta, 9, a Ordem do Ipiranga para personalidades que prestaram notória contribuição ao país e ao Estado de São Paulo. A honraria, uma distinção estadual iniciada pelo governador Abreu Sodré em 1969, foi oferecida a 14 cidadãos e uma instituição.

Foram agraciados a Fundação Roberto Marinho, os atores Laura Cardoso, Norma Blum, Elias Gleizer e Lima Duarte, as atletas Magic Paula e Fabiana Murer, os escritores Ignácio de Loyola Brandão, Moacyr Scliar e Fernando Novais, além de José Goldemberg, Paulo Vanzolini, Paulo Mendes da Rocha, José Renato Nalini e José Augusto Guilhon de Albuquerque.

Alberto Goldman destacou a importância dos escolhidos para São Paulo. “Acho que a gente foi muito feliz fazendo essa homenagem a figuras tão importantes da vida paulista e brasileira. Eles são importantes em muitos setores, como na cultura, nos esportes, nas artes, educação e ciência”.

A Ordem do Ipiranga distingue os cidadãos brasileiros e estrangeiros por seus méritos pessoais e serviços de relevância prestados ao Estado e ao seu povo. A honraria possui os cinco graus clássicos das Ordens Honoríficas: Grã Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Fundação Roberto Marinho
Uma iniciativa das Organizações Globo, a Fundação é uma instituição privada, sem fins lucrativos. Idealizada em 1977 pelo jornalista Roberto Marinho, tem a missão de contribuir, com o uso dos meios de comunicação, para a solução dos problemas educacionais da maioria da população brasileira. Foi pioneira no ensino a distância, com o Telecurso. Em 1997 colocou no ar o Futura, chamado de “canal do conhecimento”, viabilizado pela parceria com 15 instituições e grupos empresariais, tendo em comum o compromisso com a educação.

José Goldemberg
O físico é um dos principais cientistas brasileiros especializado em produção de energia. Foi reitor da Universidade de São Paulo, secretário de meio ambiente do governo paulista e ministro da Educação. Também foi crítico das usinas nucleares já nos anos 1970 e um dos responsáveis pela criação do Proálcool. Em 2008, recebeu o Prêmio Planeta Azul, considerado o Nobel do Meio Ambiente.

José Renato Nalini
É desembargador da Câmara Especial do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo e presidente da Academia Paulista de Letras. Doutor em Direito Constitucional, foi professor em diversas universidades no Estado, membro do Ministério Público do Estado de São Paulo e presidente do Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo. É autor de diversos livros e artigos relacionados a ética, formação e recrutamento de juízes e estrutura do Poder Judiciário brasileiro.

Paulo Vanzolini
Paulo Emílio Vanzolini é zoólogo e compositor, autor de sucessos como Ronda, Volta por Cima e Na Boca da Noite. É um dos idealizadores da Fundação de amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e ativo colaborador do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, que com seu trabalho aumentou a coleção de répteis de cerca de 1,2 mil para 170 mil exemplares. Recebeu a condecoração da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, da presidência da república, em 2004.

Paulo Mendes da Rocha
O arquiteto e urbanista foi vencedor Prêmio Pritzke de 2006, o mais importante da arquitetura mundial. Ao projetar o Museu Brasileiro de Escultura -São Paulo, recebeu indicação para o I Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana da Fundação Mies van der Rohe-Barcelona. Além disso participou de inúmeras exposições e prêmios nacionais internacionais, sendo escolhido como um dos representantes da arquitetura brasileira na VII Mostra de Arquitetura da Bienal de Veneza. Também é autor de projetos polêmicos como o do Museu Brasileiro da Escultura e do pórtico localizado na Praça do Patriarca, ambos em São Paulo.

Laura Cardoso
A atriz iniciou sua carreira aos 15 anos, em radionovelas nas rádios paulistas. Nos anos 50 começou a fazer novelas na televisão. Atuou em diversas emissoras, até fazer parte do quadro fixo da TV Globo. Ao longo de sua carreira, ganhou diversos prêmios por sua atuação no teatro, como o Prêmio Shell de melhor atriz pelo trabalho em Vem Buscar-me que Ainda Sou e pela peça Vereda da Salvação, em que atuou sob a direção de Antunes Filho. No cinema atuou em mais de 20 filmes, ganhando o prêmio Lente de Cristal de melhor atriz no Festival de Cinema Brasileiro de Miami e o Grande Prêmio Cinema Brasil de melhor atriz. Em 2006 recebeu a Ordem do Mérito Cultural.

Norma Blum
É atriz de teatro, TV e cinema. Conhecida do público brasileiro e estrangeiro por suas participações em novelas importantes da história da TV brasileira, como Escrava Isaura, a novela de maior sucesso internacional da Rede Globo, entre outras dezenas de novelas da própria TV globo, da extinta TV Tupi e da Rede Record, entre outras. No cinema, ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo filme O Beijo (1965).

Maria Paula Gonçalves da Silva
Conhecida como “Magic Paula”, referência ao jogador americano Magic Johnson, foi uma das principais jogadoras de basquete do país. Aos 14 anos foi convocada para a seleção brasileira adulta, sendo a jogadora mais nova no grupo e assumindo a posição de titular, aos 15 anos. Foi campeã mundial na Austrália em 1994, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Cuba em 1991 e medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996. É a atleta com maior número de participações em mundiais de basquete (seis vezes). Também foi escolhida como Atleta do Ano pelo Comitê Olímpico Brasileiro em 1997 e desde 2006 faz parte do Hall da Fama do Basquete Feminino.

Fabiana Murer
Recordista brasileira e sul-americana de salto com vara e recordista sul-americana indoor (pistas cobertas), a atleta é a atual campeã sul-americana e pan-americana na modalidade. É considerada uma das saltadoras mais técnicas do circuito internacional. Em 2010 chegou ao segundo lugar no ranking de melhor atleta, sendo campeã do Grand Prix de Birmingham e do Campeonato Mundial Indoor.

Ignácio de Loyola Brandão
É um contista, romancista e jornalista brasileiro. Escreveu mais de 30 livros, entre eles O Menino que vendia Palavras, que venceu o Prêmio Jabuti em 2008 como melhor livro de ficção do ano. Passou pela redação das revistas Claúdia, Realidade, Planeta, entre outras, além de ter sido diretor de redação da revista Vogue. Também organizou diversas coleções de livros, como Clássicos da Literatura Brasileira e Biblioteca Planeta. Atualmente é cronista do jornal O Estado de S. Paulo

José Augusto Guilhon de Albuquerque
É professor titular aposentado de Relações Internacionais do Departamento de Economia da FEA-USP. Fundou e dirigiu o Departamento de Ciência Política e o Núcleo de Relações Internacionais da USP. É comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Oficial da Ordem do Mérito da Defesa, detentor do Prêmio Marcus Garvey da OEA e foi visitante na Cátedra Jacques Leclerq (Louvain), na Georgetown University, na Universidade Central de Venezuela, e titular da Cátedra Rio Branco e Visitng Fellow no Royal Institute of International Affairs (Chatham House – Londres). Atualmente é Diretor Executivo da Guilhon&Balbachevsky Ltda.

Lima Duarte
Começou a trabalhar em rádio, indo de sonoplasta a radioator, quando adotou o nome artístico de Lima Duarte por sugestão de sua mãe. Na televisão ficou durante 27 anos na TV Tupi e foi um dos pioneiros no ramo. Esteve no elenco da primeira telenovela brasileira, Sua Vida Me Pertence. Dirigiu a novela Beto Rockfeller, o que lhe valeu o convite para trabalhar na TV Globo, onde se consagrou em obras como O Bem-Amado e Roque Santeiro. Também atuou no teatro e no cinema. Ganhou diversos prêmios, entre eles sete Roquette-Pinto (incluindo o Roquette de Ouro, considerado o maior prêmio de televisão).

Elias Gleizer
Ator, começou a carreira na TV Tupi, na década de 50. Já fez mais de 25 trabalhos em televisão, além de atuar em algumas produções cinematográficas. Atualmente está no ar na novela Passione, da TV Globo. Recebeu, em 2009, o Prêmio Tributo do Festival de Cinema de Natal, pelo talento e criatividade.

Moacyr Scliar
Ocupante da cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras, Moacyr Scliar, escreveu mais de 70 livros e é considerado um dos autores mais representativos da literatura contemporânea. Recebeu vários prêmios, entre eles o Prêmio Jabuti (1988, 1993 e 2000). Possui trabalhos adaptados para cinema, tevê, teatro e rádio e divulgados em diversos países. É colunista do jornal Zero Hora, há cerca de 15 anos, onde discorre sobre medicina, literatura e fatos do cotidiano. Também é colaborador da Folha de S. Paulo desde a década de 70.

Fernando Novais
É um dos mais importantes historiadores brasileiros. Formou-se em história na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo, onde lecionou de 1961 a 1985. Também foi professor Instituto de Economia da Unicamp. Como professor e pesquisador, realizou trabalhos em universidades portuguesas e americanas. Sua pesquisa de doutorado, Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), tornou-se um marco da historiografia brasileira.

Da Casa Civil