Governador defende São Paulo para abertura da Copa de 2014

Serra está em Zurique para acompanhar a decisão da Fifa

seg, 29/10/2007 - 13h05 | Do Portal do Governo

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciará nesta terça-feira, 30, o nome do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014. O país, candidato único na disputa, será escolhido em cerimônia em Zurique, na Suíça, onde está o governador José Serra. Ele viajou na noite de domingo com o objetivo de acompanhar o desfecho ao lado da delegação de autoridades brasileiras e convencer os organizadores de que o Estado tem condições de abrigar as mais importantes partidas da competição.

O objetivo principal é trazer para São Paulo a abertura do Mundial. No dia 29 de agosto, cinco membros da Fifa estiveram em São Paulo para avaliar a infra-estrutura local, como acesso a hospitais, segurança e trânsito. Na ocasião, o inspetor suíço Walter Gagg declarou: “Mais uma vez saio de São Paulo encantando com o que vi”. Ele também conferiu as instalações do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. “É um bom estádio e estará perfeito até 2014”, garantiu.

Momentos depois, no Palácio dos Bandeirantes, Serra defendeu a escolha da cidade para a abertura da Copa, ficando o Rio de Janeiro como a final, a ser disputada no Maracanã. “Estou completamente de acordo”, disse o governador fluminense, Sérgio Cabral, ao concordar com Serra que fazer a final na capital de seu Estado é uma questão histórica: foi lá que o Brasil perdeu a Copa de 1950 para o Uruguai, com o placar de 2 a 1. “Temos de lavar a alma e recuperar essa dívida de 1950”, concluiu Cabral.

O próprio presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol),  Ricardo Teixeira, demonstrou apoio à idéia: “Eu tenho convicção absoluta de que São Paulo terá uma parte ativa. Então, por que não fazer a abertura? O eixo de uma Copa do Mundo sempre se afunila para os grandes centros”, afirmou Teixeira no encontro.

Motivos

No encontro do Palácio dos Bandeirantes, Serra apresentou os dados que demonstram, na sua opinião, as plenas condições de São Paulo alcançar o objetivo. O governador citou o tamanho do efetivo das forças de segurança paulista, hoje com 137 mil homens, e o fato de a cidade já abrigar grandes eventos como o GP Brasil de Fórmula 1 e a corrida de São Silvestre.

O governador lembrou que o Estado tem enorme peso econômico no país, reunindo em seu território 40% de todas as indústrias e sendo responsável por um terço do Produto Interno Bruto. Serra também destacou as virtudes da Capital, que abriga 90 mil eventos por ano, conta com 60 quilômetros de metrô e outros 270 de trens, além de 114 hospitais e mais de 400 hotéis. “São mais de 46 mil quartos, é a maior rede hoteleira do país”, destacou.

Outro fator observado pelo governador foi a diversidade de imigrantes que residem em São Paulo. “Temos a maior colônia de italianos fora da Itália. É a única cidade onde japonês fala português com sotaque italiano”, descontraiu. Para Serra, esse elemento de ordem econômica pode atrair ainda mais público aos jogos. “Teremos torcidas para as seleções de todo o mundo”, observou.

Resultado

O nome do país-sede da Copa de 2014 será anunciado no final da próxima reunião do comitê executivo da Fifa, marcada para o meio-dia de terça-feira, 30. O Comitê Brasil 2014 terá 30 minutos para apresentar a candidatura, começando às 9h30. O Brasil é o único pretendente ao posto.

Manoel Schlindwein