Governador dá início às obras do corredor Itapevi – São Paulo

Também conhecido como Corredor Oeste, o novo sistema promoverá maior mobilidade à população por conta da integração com a rede sobre trilhos

qua, 15/06/2011 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 19h30)

O governador Geraldo Alckmin e o secretário dos Transportes Metropolitano, Jurandir Fernandes, iniciaram nesta quarta-feira, 15, as obras do Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo (Butantã), projeto coordenado pela  Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP).

Também conhecido como Corredor Oeste, o novo sistema promoverá maior mobilidade à população por conta da integração com a rede sobre trilhos, além de melhorar as condições locais e impulsionar o desenvolvimento dos municípios.

“As obras (do trecho Itapevi/Jandira) já começam hoje e ficam prontas em 12 meses: 5 km, faixas segregadas, duas faixas, viadutos, obras de arte, passarelas e ônibus articulados para poder atender a população”, declarou Alckmin.

O Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo (Butantã) terá seu ponto inicial no Terminal Itapevi, junto à Estação da CPTM, e seguirá até a Estação Butantã do Metrô (Linha 4 – Amarela), na capital paulista. Terá 30,4 km de extensão, abrangendo os municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo (zona oeste) que, juntos, somam cerca de 12,5 milhões de habitantes.

Trecho prioritário

Os trabalhos iniciais envolvem a construção do trecho prioritário de 5 km –  investimento de R$ 67 milhões – entre as cidades de Itapevi e Jandira, fazendo a interligação das Estações da CPTM Itapevi, Engenheiro Cardoso, Sagrado Coração e Jandira. Nesse trajeto o projeto prevê a construção do Terminal Itapevi e a construção mais três estações de transferência, novo viário com duas faixas por sentido, 10 pontos de parada nos dois sentidos, viaduto sobre a Rua Ameríndia, passarela sobre a via férrea e calçadas compartilhadas com ciclovia.

O novo Terminal Itapevi terá característica linear, com extensão de 80 metros em pavimento rígido, possibilitando a parada simultânea de quatro ônibus e saídas independentes, sem a necessidade de manobras. Terá 15 módulos de cobertura metálica de telhas de aço, sinalização podotátil de alerta e direcionamento e rampas para atender às pessoas com deficiência. O terminal estará integrado com a Estação Itapevi da CPTM, por meio da nova passarela.

A Estação de Transferência Jandira será integrada ao terminal municipal e ao sistema da CPTM. Assim como as outras estações, terá pavimento em piso rígido, plataformas com piso intertravado e sinalização podotátil, além das coberturas metálicas padronizadas da EMTU/SP.

O trecho entre Itapevi e Jandira é percorrido por ônibus metropolitanos operados pelo Consórcio Anhanguera que estão distribuídos em 19 linhas intermunicipais. As melhorias viárias e a instalação de baias nos pontos de parada aumentarão a fluidez do tráfego geral, refletindo diretamente no tempo de viagem dos usuários, que diminuirá de 25 para 10 minutos, aproximadamente.

Outros trechos

O projeto foi dividido em três trechos. Além do prioritário que liga Itapevi a Jandira e que será entregue no segundo semestre de 2012, serão construídas as ligações entre Jandira e Osasco e Osasco e São Paulo. Será contratada empresa, por meio de licitação pública, para atualizar o projeto funcional e desenvolver os projetos básico e executivo dos demais trechos. O edital deve ser publicado em junho e todo o corredor será entregue em 2014.

Da EMTU