Governador Alberto Goldman recebe presidente da Colômbia

Encontro discutirá acordos econômicos e cooperação bilateral

qui, 02/09/2010 - 9h39 | Do Portal do Governo

(atualizado 13h)

O governador Alberto Goldman recebeu nesta quinta, 2 de setembro, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, no Palácio dos Bandeirantes, na capital. Também participaram do encontro o secretário da Casa Civil, Luiz Antônio Marrey, o secretário de Relações Institucionais, Almino Affonso, e o secretário de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna.

Tradicional, a cooperação bilateral entre Brasil e Colômbia envolve áreas de saúde, meio-ambiente, defesa, energia e pecuária. Em 2009, os principais produtos exportados pela Colômbia para o Brasil foram carvão mineral, PVC e pneus. Do lado brasileiro, os principais produtos exportados foram milho, derivados do petróleo, celulares, veículos aéreos e preparações para bebidas. A assinatura do Acordo de Complementação Econômico (ACE 59 – CAN-Mercosul), ocorrida em dezembro de 2003, proporcionou incremento considerável no volume do comércio bilateral.

Existe ainda grande potencial para a cooperação energética entre Brasil e Colômbia, principalmente nas semelhanças quanto à política de biocombustíveis. Ambos os países produzem álcool basicamente a partir da cana-de-açúcar, possuem vastas extensões agricultáveis ou recuperáveis e têm forte interesse em reduzir a dependência dos recursos energéticos não-renováveis. No encontro, foi discutida principalmente a produção de etanol e a fixação de um acordo de cooperação técnica entre os países para investir no densenvolvimento sustentável do combustível.

Nascido em Bogotá, em 1951, Santos estudou na Escola Naval de Cartagena e graduou-se em Economia e Administração na Universidade do Kansas. Possui mestrados em Economia pela London School of Economics (LSE) e em Administração Pública pela Universidade de Harvard.

Da Secretaria de Comunicação com informações da Secretaria de Relações Institucionais