Governador abre a 71º edição dos Jogos do Interior

Este ano, a competição reúne 10 mil atletas de 191 municípios

ter, 16/10/2007 - 18h30 | Do Portal do Governo

Atualizada às 21h42

O governador José Serra participou na noite desta terça-feira, 17, na Praia Grande, da abertura da 71ª edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI). Neste ano, o evento reúne 191 municípios e dez mil atletas, o que dá aos jogos o título de maior competição desportiva da América do Sul.

É uma das maiores ações da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, que aplicou mais de R$ 600 mil nesta edição do JAI. As competições, em 24 modalidades, começam na quarta-feira, na Praia Grande, em três novos espaços poliesportivos e dois ginásios com capacidade para três mil lugares e pisos semelhantes aos das quadras da NBA (Liga Norte Americana de Basquete). Os espaços receberão a primeira divisão dos esportes coletivos, destaque dos jogos por contar com equipes de nível internacional. A disputa segue até o dia 28.

Disputado desde 1936, os Jogos Abertos do Interior têm sido plataforma para o surgimento de talentos, como o da ex-jogadora de basquete Hortência, lembrou o governador José Serra. “Por isso, essa competição é de grande importância para todo o Estado”, disse o governador. “Outra vantagem de grandes jogos como esse é que eles despertam em nossos jovens o entusiasmo pelo esporte”, completou Serra.

Idealizado pelo cronista esportivo e jogador de basquete Horácio “Baby” Barioni, a competição teve sua primeira edição disputada na cidade de Monte Alto. Na época, era denominada “Campeonatos Abertos do Interior” e contava com a participação apenas de equipes masculinas de basquete. Tomavam parte da disputa apenas oito cidades: Franca, Mirassol, Olímpia, Piracicaba, Araçatuba, Caçapava, Casa Branca e Uberlândia (MG) que viria a sediar a edição seguinte já com a inclusão da natação.

O secretário de Esporte Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, destacou que a união do Poder Público na promoção dos Jogos Abertos do Interior deste ano, reflete uma soma de esforços no sentido de incentivar a prática de esporte e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de milhares de jovens. “O esporte pode se tornar uma ferramenta de inclusão social. Essa é uma das bandeiras defendidas aqui em São Paulo”, observou Claury.

Além do governador Serra e do secretário Claury, prestigiaram a abertura do evento deputados estaduais, o prefeito da Praia Grande, Alberto Mourão, vereadores e secretários de esportes das cidades envolvidas no evento.

Cleber Mata / com Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo

(I.P.)