Fusão de ritmos do Grupo Anima é tema na ULM

Evento acontece nesta sexta-feira, 28; confira a programação

qui, 27/09/2007 - 18h45 | Do Portal do Governo

 

Grupo anima

A Univesidade Livre de Música, do Centro Tom Jobim, apresenta nesta sexta-feira (28),  a oficina de música Concerto Didático-Espetáculo com o Grupo Anima.  O programa  enfoca o processo coletivo de criação de arranjos musicais dentro da prática da música de câmara, desde a escolha de repertório, passando pelas diferentes maneiras de pesquisas de repertório, conceituação e roteirização de um programa musical, aspectos históricos e culturais de cada instrumento e sua inserção dentro da linguagem musical do grupo. Concerto Didático-Espetáculo  inclui também exemplos musicais ao vivo e utilização de recursos multimídia para ilustração interativa do conteúdo abordado completam o programa. A inscrições para participar da Oficina podem ser feitas pelos telefones (11) 3331.6166  e 3221.8970 ou pelo jcteixeira@centrotomjobim.org.br . A ULM fornecerá certificado aos participantes das oficinas musicais.

Grupo Anima:Com quatro CDs gravados, o Grupo Anima (Espiral do Tempo -1998; Especiarias -2000; Amares 2004; e Espelho 2006), radicado em Campinas e formado por músicos graduados no Brasil e no Exterior, é considerado inédito  em termos estéticos e conceituais, criando espetáculos que anulam as fronteiras entre a música popular e a música erudita. A formação instrumental utilizada pelo Anima reúne cravo e rabeca, flauta doce e viola brasileira, bombo criollo e sino japonês, voz e moringas ou conchas de caramujos. Valeria Bittar (flauta-doce), Patricia Gatti (cravo), José Eduardo Gramani (violino barroco), Célia Medaglia (alaúde), Richard Prada (tenor), Carmen Borba (viola da gamba), são os integrantes do Anima.

Veja a programação na ULM:

Das 15h às 17h – Oficinas de Instrumentos e de Canto

1. Canto – com Isa Taube

ULM / Sala 208

Conteúdo: elementos técnicos vocais voltados à interpretação da música popular, do jazz e da música antiga.

2. Percussão     

Com  Dalga Larrondo

Conteúdo: técnica de Instrumentos de percussão Orientais (zarb e bendir); ritmos da música clássica persa e sua aplicação aos ritmos brasileiros. Percussão contemporânea e seu caminho para o Teatro Musical.

3. Rabecas Brasileiras      

Com  Luiz Henrique Fiaminghi

Conteúdo: aspectos organológicos de rabecas de diferentes regiões brasileiras. A rabeca brasileira na música de câmara contemporânea: uma leitura da prática de música antiga.

4. Cravo

Com  Patricia Gatti

Local: Auditório Zequinha de Abreu

Conteúdo: o cravo como instrumento intérprete de um instrumento histórico e sua técnica aplicada à música brasileira contemporânea de câmara.

5. Viola Brasileira / Arranjo

Com Ricardo Matsuda

Conteúdo: as diferentes violas do Brasil e seus toques. Música tonal, música popular, jazz e música modal – caminhos para arranjos musicais.

6. Flautas – Doce Históricas e Flautas indígenas Brasileiras

Com  Valeria Bittar

Conteúdo: interpretação Histórica – Uma Prática Contemporânea. Flauta-doce: instrumento para o palco, um brinquedo ou um instrumento para suporte da didática musical infantil? Instrumento, interpretação, presença cênica e consciência corporal 

Concerto Didático-Espetáculo com oGrupo AnimaDia 28 setembro, das 10h às 12h e das 15h às 17hULM Universidade Livre de Música – Centro Tom JobimAuditório Zequinha de Abreu – Unidade LuzLargo General Osório 147 – Luz  São Paulo