Fundo de Solidariedade do Estado comemora 40 anos

Culto inter-religioso nesta quinta-feira, 27, na capital, marca a data

qui, 27/03/2008 - 21h00 | Do Portal do Governo

O Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp) promoveu nesta quinta-feira, 27, um culto inter-religioso em comemoração aos 40 anos da instituição. Para a cerimônia, a presidente do Fussesp, Monica Serra, recebeu na sede do Parque da Água Branca ex-presidentes do Fundo de Solidariedade, ex-governadores, secretários de Estado, parceiros e demais autoridades municipais e estaduais. “A motivação de nossos programas atende ao desejo de poder apoiar o aspecto da política social do governo que é a melhoria da qualidade de vida”, disse Monica Serra, durante o evento.

“Nós comemoramos 40 anos do fundo e de uma história escrita por 12 mulheres. São 12 mulheres que representam centenas de outras pessoas: os funcionários, os voluntários, os parceiros do fundo. Enfim, 12 mulheres que representam muita coisa e que sucessivamente presidiram, ao longo desse tempo, o fundo, cada uma imprimindo sua marca pessoal”, disse o governador José Serra antes do discurso da presidente do Fussesp. “Mas todas tiveram como denominador comum a preocupação com a promoção do ser humano”, completou Serra.

Serra disse que as obras desenvolvidas pelo fundo são três vezes importantes. “Importantes pela própria ação em si, importantes pelos resultados obtidos e importantes pelo exemplo que dão à sociedade”. O governador observou ainda que o fundo é uma espécie de sensor, que com freqüência inspira o Executivo na adoção de iniciativas relevantes para a sociedade.

Na solenidade, houve entrega de homenagens para as ex-primeiras-damas do Estado e inauguração do quadro de Dona Renéa Lembo na Galeria de Fotos das ex-presidentes do Fussesp.

História

Nestes 40 anos de existência, o Fundo de Solidariedade foi presidido por doze primeiras-damas. No início, o objetivo principal era o de prestar assistência aos necessitados. Com o passar dos anos o órgão começou a dar, também, apoio técnico e financeiro aos Fundos Sociais dos municípios paulistas. Na região metropolitana de São Paulo conta também com a participação de entidades sociais para o desenvolvimento de atividades e distribuição de doações.

Atualmente, a instituição tem o foco direcionado para a criação de projetos voltados para a geração de trabalho e renda, trazendo desenvolvimento para as comunidades, o que vai além da  assistência. Essa nova visão levou à mudança do nome Fundo Social para Fundo de Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo. A alteração foi efetivada através de um decreto assinado em 5 de abril de 2007 pelo governador  José Serra.

Estrutura

O Fussesp é dirigido por um conselho deliberativo composto por sete membros, com mandato de dois anos. É um órgão do setor público vinculado à Secretaria da Casa Civil. Os recursos financeiros da entidade são provenientes do setor público que apóia com doação de materiais inservíveis, que são leiloados para a geração de receita própria. Esta é revertida em benefício da assistência e desenvolvimento das comunidades.

 

Manoel Schlindwein / Fussesp

(I.P.)