Fundação Pró-Sangue terá postos abertos no feriado de 25 de janeiro

Data que comemora o aniversário da capital paulista contará com unidades em funcionamento para atender os doadores

sex, 18/01/2019 - 13h21 | Do Portal do Governo

Na próxima sexta-feira (25), dia no qual se celebra o aniversário da capital, a Fundação Pró-Sangue terá a rotina de atendimento alterada em algumas unidades. O atendimento do posto Clínicas será das 8h às 17h. A unidade de Barueri também estará aberta, das 8h às 16h. Estarão fechados os postos Dante, Mandaqui e Osasco.

É importante frisar que, de acordo com a instituição, os estoques dos sangues dos tipos O-, A-, B- e O+ permanecem em estado crítico. Para doar sangue, o cidadão deve estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos (menores precisam consultar o site o Secretaria de Estado da Saúde e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

“É fundamental que as pessoas que moram perto de hemonúcleos e bancos de sangue procurem as unidades para a doação, uma vez que o sangue e as plaquetas são essenciais aos atendimentos de urgência e emergência”, explica Dante Langhi, diretor da Hemorrede, voltada ao desenvolvimento de ações específicas no setor.

Dicas

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, doze horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, o doador deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto a realizar o procedimento.

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Assim, basta acessar o portal da Secretaria da Saúde e consultar os pré-requisitos de doação.

A médica da Fundação Pró-Sangue Sandra Montebello alerta para o risco de falta de sangue nos estoques. “Caso os níveis de estoque baixem ainda mais, a situação poderá ficar preocupante”, salienta.

Veja, abaixo, os horários de atendimento da Pró-Sangue no feriado prolongado da próxima semana:

25 de janeiro (sexta-feira) – Aniversário de São Paulo – Feriado municipal
Posto Clínicas: das 8h às 17h
Posto Barueri: das 8h às 16h
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: fechado

26 de janeiro (sábado)
Posto Clínicas: das 8h às 17h
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: das 8h às 16h30

27 de janeiro (domingo)
Posto Clínicas: fechado
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: fechado