Fundação Pró-Sangue ganha reconhecimento internacional

Metodologia para diagnosticar doença de chagas é adotada pela OMS

dom, 16/08/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, nomeada pela Organização Panamericana de Saúde como centro de referência em hematologia para todo o continente, ganha cada vez mais reconhecimento no exterior. 

A recente disseminação da doença de chagas em regiões não endêmicas, como no sul dos Estados Unidos e na Espanha, países onde não existiam testes para confirmação sorológica de diagnósticos, levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a solicitar a criação de um painel de soro de referência internacional para esse mal. Esse painel, desenvolvido a partir da triagem sorológica de doadores de sangue brasileiros, foi distinguido e adotado como referência internacional pela entidade.

Antes desse trabalho, a participação da Pró-Sangue no desenvolvimento de programas de pesquisa realizados em países estrangeiros já foi destacado por manifestações da própria Organização Pan-Americana de Saúde, pelo Consórcio Internacional para a Segurança do Sangue (ICBS), pela Westat dos Estados Unidos e pelo Laboratório Regional de Referência VH/AIDS do Panamá.

Da Fundação Pró-Sangue