Fundação CASA inscreve 6.939 jovens na Olimpíada de Matemática

Adolescentes em internação participarão da prova da 1ª fase da competição nacional OBMEP na próxima terça-feira (21)

sex, 17/05/2019 - 18h27 | Do Portal do Governo

Na próxima terça-feira (21), exatos 6.939 adolescentes que cumprem (ou cumpriram) medida socioeducativa de internação em 104 centros socioeducativos da Fundação CASA em todo o Estado farão a prova da 1ª fase da edição 2019 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Os jovens, de ambos os sexos, são parte dos 18.158.665 alunos de 54.830 escolas públicas e particulares, de todo o Brasil, inscritos na competição do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com os ministérios da Educação (MEC) e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Vale lembrar que a iniciativa conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O exame da 1ª fase é objetivo, composta por 20 questões de múltipla escolha. Os alunos terão duas horas e trinta minutos para responder (estudantes com deficiência que solicitarem auxílio terão tempo de 3h30). Os professores das próprias escolas aplicarão o teste.

Nos centros socioeducativos da Fundação CASA, serão os docentes da rede pública estadual, via escolas vinculadoras, que aplicarão as provas. O ensino escolar na Fundação CASA é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, com coordenação da Gerência de Educação Escolar (Gesc) da instituição.

Etapas

A Fundação CASA inscreveu 1.536 adolescentes que se enquadram no “nível 1” da Olimpíada, pertencente ao 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; 2.479 no “nível 2”, correspondente aos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e 2.924 no “nível 3”, equivalente ao Ensino Médio. Os níveis da OBMEP correspondem às próprias etapas do Ensino Básico.

A divulgação dos classificados para a 2ª fase deve ocorrer em 5 de julho. Para essa etapa, classificam-se os estudantes que obtiverem as maiores notas na prova, selecionados em ordem decrescente de nota, dentro do número máximo de vagas disponíveis para cada escola na fase seguinte.

Os professores das próprias escolas corrigirão as provas da primeira fase, conforme as instruções e os gabaritos elaborados pelo IMPA. A prova da 2ª etapa está programada para o dia 28 de setembro.