Fundação Casa: Copa de futebol de campo tem final no Pacaembu

Partida entre adolescentes das unidades de Peruíbe e Lorena ocorre nesta sexta-feira (15), às 17h, na capital paulista

sex, 15/03/2019 - 11h12 | Do Portal do Governo

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, palco de partidas da Copa do Mundo de 1950, receberá nesta sexta-feira (15), às 17h, a final da XV Copa Casa de Futebol. A partida ocorre na preliminar do jogo oficial entre Santos e Novorizontino, pelo Campeonato Paulista de 2019, na capital.

Entrarão em campo os jovens que cumprem medida socioeducativa de internação nas unidades de Peruíbe e Lorena, que disputarão o troféu de campeão da 15ª edição do torneio da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.

“O futebol é muito democrático e possibilita que os participantes atuem em um grande estádio como o Pacaembu. Por isso, o esporte deve ser incentivado, para que agregue valor à vida desses meninos e eles possam ter experiências novas, com novos rumos em suas vidas”, avalia o secretário da Justiça e presidente da Fundação Casa, Paulo Dimas Mascaretti.

Incentivo

Segundo o secretário, viver a preliminar de uma partida da Série A do futebol paulista consiste em um incentivo extra aos garotos. Também acompanhará a partida o craque Zé Maria, o Super Zé, campeão pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970 e ex-jogador do Corinthians. Assistente de Direção na Fundação, Zé Maria observará as habilidades dos adolescentes.

De acordo com Zé Maria, a expectativa da final é grande e promissora. “Será uma disputa justa, pois os dois times têm um excelente nível técnico. Promete ser uma partida emocionante”, comenta.

Com história e emoção, o gramado do Pacaembu receberá os adolescentes que, independentemente do resultado, poderão, com orgulho, contar que já estiveram no palco de uma Copa do Mundo.

Torneio

A Copa Casa é um campeonato de futebol de campo promovido pela Fundação Casa e disputado pelos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em seus centros, em São Paulo. O torneio é realizado em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF), a partir da etapa estadual.

Nesta edição, participam 80 equipes formadas entre as 145 unidades da Fundação espalhadas pelo Estado. No total, 1,2 mil jovens que cumprem medida socioeducativa participaram da competição.

Vale destacar que o campeonato é dividido em três etapas. Na primeira, jovens, representando os centros socioeducativos onde estão internados, jogam com as equipes da mesma divisão regional. O time vencedor passa para a classificatória estadual, a segunda fase. Nela, a partir de critérios definidos pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação, são selecionados os quatro melhores times para a terceira e última etapa, a estadual.

No estadual, a partir das semifinais, as equipes disputam as partidas nas preliminares de jogos do Paulistão. Os confrontos ocorrem em eliminatória simples.