Franca ganha a 100ª unidade do novo Detran.SP

Com infraestrutura moderna, local opera com padrão Poupatempo de atendimento

ter, 29/12/2015 - 13h35 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou em Franca a 100ª unidade do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) no estado. Operando com novo padrão de atendimento inspirado no Poupatempo, a centésima unidade deu início a pré-operação no dia 14 deste mês, período em que foram realizados testes e ajustes necessários em sistemas, fluxos e procedimentos.

“É uma alegria entregar o Detran de número 100. O Detran saiu da Polícia Civil, passou para o padrão Poupatempo, eletrônico e serviço público com qualidade. Para se ter uma ideia da importância desse serviço público, o posto começou a funcionar no dia 14 de dezembro e já atendeu até agora 12 mil pessoas, de Franca e região”, disse o governador.

O número de funcionários foi ampliado em mais de 100%, passando de 30 para 64, em comparação à antiga unidade da cidade. Com isso, a capacidade de atendimento mensal mais que dobrou, chegando a 35 mil serviços por mês.

Além disso, os candidatos à primeira habilitação já fazem os exames teóricos em 21 computadores (sem uso de papel e caneta), com a divulgação do resultado na hora. Em média, 900 provas são realizadas por mês na cidade.

Padrão de atendimento em todo estado
Inspirados no modelo Poupatempo, os locais dispõem de infraestrutura moderna, novos equipamentos e mobiliários, comunicação visual facilitadora, funcionários treinados nos serviços de trânsito, condições de acessibilidade, pagamento de taxas com cartão de débito, prova teórica no formato eletrônico, sistema para avaliar o atendimento, entre outros benefícios. Em média, mais de 90% de usuários satisfeitos.

Presentes em todas as regiões administrativas, juntas, as novas unidades de trânsito abrangem 75% da frota de veículos e 60,71% das habilitações do Estado. O Governo estadual já investiu, no total, R$ 91 milhões nos novos postos.

“Ainda há muito a ser feito e continuaremos trabalhando com dedicação e seriedade para levar o novo Detran.SP gradativamente a todos os municípios. Mas, sem dúvida, é uma grande conquista chegarmos a 100 novas unidades, que têm sido bem avaliadas pelos cidadãos. Isso é o mais importante. Nossa prioridade é oferecer à população um serviço de excelência, com qualidade, agilidade e ética”, afirma o diretor-presidente da autarquia, Daniel Annenberg.

Para 2016, a expectativa é chegar a 180 novas unidades e 230 seções de trânsito operando em novo padrão em todo o Estado.

Local e funcionamento
Localizado na rua Major Mendonça, 1.226, Vila Santo Antônio, o Detran.SP em Franca conta com 1.450 m² de área e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e agora também aos sábados, das 8h às 13h.

A antiga unidade, situada à rua Estevão Marcolino, s/n, Vila Santos Dumont, foi desativada no último dia 11.

Do Portal do Governo do Estado