Fontes de energia são tema de palestra em evento para estudantes

Atividades da 1ª da Feira de Profissões do Vale do Paraíba tiveram presença de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio

qua, 16/05/2018 - 12h28 | Do Portal do Governo

A 1ª edição da Feira de Profissões do Vale do Paraíba, realizada pelo Centro Paula Souza com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, reuniu estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio e de cursos preparatórios para o vestibular, que participaram de atividades sobre diversos temas.

Para o supervisor regional do Centro Paula Souza, Márcio Mota, os diálogos dos alunos com profissionais de vários setores representam momentos muito importantes. “Esse encontro na feira é um período enriquecedor, em que os jovens podem esclarecer dúvidas, conhecer mais sobre as diferenças entre os cursos, os eixos temáticos, além de falar sobre carreiras e profissões. Isso aumenta a assertividade na escolha”, avalia.

Apresentação

A relevância das fontes para obtenção de energia foi um dos destaques do evento, por meio de apresentação do subsecretário de Energias Renováveis da Secretaria de Energia e Mineração, Antonio Celso de Abreu Junior. Ele abordou o tema “As novas tecnologias limpas em energia e transporte” e, na ocasião, destacou como a velocidade das inovações influencia na geração e consumo em todo o mundo.

O subsecretário falou a respeito da utilização de energia solar fotovoltaica, que tem apresentado crescimento desde 2006, além de explicar o funcionamento dos novos veículos e sistemas térmicos de armazenamento.

“Em 2040, existe a perspectiva de que 54% das vendas de carros novos e 33% da frota global de automóveis sejam elétricos. A queda nos preços das baterias tornará os preços dos veículos elétricos competitivos, dando início a um período de crescimento forte para veículos de tração elétrica”, enfatiza Antonio Celso de Abreu Junior.