Folhetos orientam motoristas sobre importância da qualidade do ar

Material distribuido em praças de pedágio abordam atitudes que evitam a poluição

seg, 10/03/2008 - 19h20 | Do Portal do Governo

A Renovias iniciou neta segunda-feira, 10, a distribuição de 50 mil folhetos em suas praças de pedágio, abordando a importância da qualidade do ar. O material orienta todos a tomarem atitudes que evitem a poluição. A iniciativa faz parte da campanha Preservar o Meio Ambiente – Dever de Todos, lançada em junho de 2007.

“O desequilibro do meio ambiente tem sido causado principalmente por queimadas nas matas, destruição das florestas e excesso de poluição gerado pelas indústrias e veículos”, aponta o responsável pelo departamento de meio ambiente da Renovias, o engenheiro agrônomo Fabio Albamonte Amaral Filho. “Com o envolvimento de todos é possível reverter esse quadro de constante degradação para que tenhamos melhores condições de vida”, ressalta.

A concessionária tem realizado ações efetivas para contribuir com a qualidade do ar. Já foram realizadas pela Renovias ações como distribuição de 20 mil mudas de árvores em praças de pedágio e medição de fumaça preta em veículos movidos a diesel. A campanha tem apoio da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Florestal Cantareira e CityGráfica.

Atitudes corretas

• Não utilize produtos que contenham gás clorofluorcarboneto (CFC), encontrado principalmente em geladeiras antigas. Não provoque queimadas em terrenos ou matas. Preserve bosques e florestas;

• Mantenha o motor de seu veículo regulado conforme recomendação do fabricante e faça revisão preventiva;

• Fique atento ao escapamento e leve o veículo à oficina sempre que perceber fumaça visível. Nunca remova o catalisador e abasteça com combustível de boa qualidade;

• Desligue o motor de caminhões quando estacionar: o gasto em um ano pode chegar a três mil litros de diesel, o que se transforma em toneladas de poluentes tóxicos na atmosfera;

• Não quebre o lacre da bomba injetora, pois aumenta o consumo de combustível e, conseqüentemente, gera poluição. Preste atenção na pressão dos pneus e evite o excesso de carga.

Renovias

O Sistema Renovias é formado por cinco rodovias que ligam Campinas ao Circuito das Águas e Sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mogi Mirim/Mococa), SP-344 (Aguaí/São João da Boa Vista/Vargem Grande do Sul), SP-342 (Mogi Guaçu/Espírito Santo do Pinhal/São João da Boa Vista/Águas da Prata), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), numa extensão de 345,6 quilômetros.

 

Da Artesp

(I.P.)