IPEM-SP fiscaliza marcas de papel higiênico no Estado

Operação flagrou irregularidades em 74% dos produtos analisados, a maioria com quantidade menor de papel do que a indicada na embalagem

ter, 20/06/2017 - 17h42 | Do Portal do Governo

Uma ação realizada pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) teve como objetivo analisar as medidas, largura e comprimento de diversas marcas de papel higiênico da linha institucional, a fim de verificar se a indicação apresentada pelo fabricante na embalagem está correta.

Durante a ação, deflagrada nos últimos dias 13 e 14 de junho, de maneira coordenada na capital e nos laboratórios do instituto em Bauru, Campinas, São Carlos e São José do Rio Preto, foram verificados 31 produtos. Destes, 23 (74%) estavam irregulares, levando à autuação dos fabricantes.

Além de confirmar se o comprimento e a largura estão de acordo com o descrito na embalagem, o IPEM-SP também irá avaliar se o produto encontra-se de acordo com a padronização obrigatória. Confira aqui a relação dos fabricantes com produtos irregulares e descrição dos erros.

As empresas com produtos irregulares autuadas e tem prazo de dez dias para apresentação de defesa junto ao Instituto. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.