Festival cultural revela talentos da Fundação CASA

Projeto Festival das Estações, realizado todas as sexta-feiras, teve show de violões e percussão. Objetivo é melhorar auto-estima dos adolescentes por

sáb, 18/08/2007 - 11h21 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, 17, no auditório do edifício-sede da Fundação CASA aconteceu mais uma apresentação musical do Festival das Estações. Desta vez, a atração foi a unidade Grandes lagos, de São José do Rio Preto e a unidade de internação de Itaquera.

Esta foi a sexta apresentação do Festival das Estações, realizado todas as sextas-feiras, com a participação de diversas unidades da capital e do interior, a iniciativa é da  Gerência de Arte e Cultura da Fundação CASA em parceria com o Projeto Guri.

O evento iniciou com show de violões da unidade de Grandes Lagos. No repertório, música popular tocada pelos adolescentes. Foram aproximadamente seis horas de viagem com muita expectativa para a primeira demonstração externa do grupo.

Segundo a coordenadora pedagógica Vera de Souza Ribeiro esse tipo de iniciativa serve de incentivo para os demais adolescentes da unidade. “Com certeza depois desta apresentação o grupo vai aumentar bastante”.

Na seqüência, a unidade de Itaquera mostrou um número que mesclava percussão e cordas, 15 adolescentes participaram da apresentação de três músicas com arranjos criados pelos próprios professores.

Para a coordenadora pedagógica da unidade, Cíntia Tereza Silva, o grupo conta com 60 adolescentes que se apresentam internamente. “É um grupo que está sempre revezando seus integrantes”, e completa falando da importância de sair para se apresentar. “Eles precisam mostrar o trabalho que foi desenvolvido”.

O objetivo do Festival é elevar a auto-estima dos internos fazendo com que por meio da música, eles possam despertar o interesse pela arte se reintegrando socialmente.

No final do show, a (U-I) Itaquera animou a platéia com um número de percussão e interagiu com os convidados que bateram na palma da mão.

Para os adolescentes de São José do Rio Preto a viagem  de volta será longa mas segundo um dos jovens: “valeu muito a pena”.

(J.N.)