Ferraz de Vasconcelos ganha nova estação da Linha 11-Coral da CPTM

Obra deve atender aumento da demanda de passageiros nos próximos anos

qua, 26/08/2015 - 13h17 | Do Portal do Governo

Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, recebeu nesta quarta-feira (26) uma nova estação da Linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A nova unidade, que integra o trecho entre as estações Luz, em São Paulo, e Estudantes, em Mogi das Cruzes, tem 4.800 m² de área construída e está equipada com itens de acessibilidade, além de elevadores e escadas rolantes, dando conforto e segurança aos usuários.

Com investimento de R$ 41,8 milhões, a estação está dimensionada para atender com conforto o aumento futuro da demanda de passageiros. Diariamente, embarcam na estação cerca de 20 mil usuários. Nos próximos anos, esse número deve subir para 31,5 mil usuários por dia útil.

Para o governador Geraldo Alckmin, a obra é uma conquista para a qualidade dos trens e para a população. “Nós fizemos a estação com trem andando e com pessoas utilizando. Nós devemos entregar dia 15 de janeiro a estação de Suzano e, em setembro, começaremos [a obra] da estação de Poá”, disse ele.

Ainda de acordo com Alckmin, o trem Expresso Leste, viagem sem paradas entre as estações Luz e Guaianazes, deve seguir em breve até a estação Estudantes, em Mogi.

Gasto menor de água e energia
A estrutura do novo prédio conta com plataformas cobertas, que utilizam telhas translúcidas para permitir o aproveitamento da iluminação natural, gerando economia de energia elétrica. O local também tem sistema de captação de água da chuva, que pode ser reutilizada na limpeza de banheiros da estação.

Outro benefício para a população é a passarela de acesso à estação, que permite a transposição da ferrovia, pela área não paga, e que permanecerá aberta 24 horas. A estação conta com dois acessos: um pela Praça da Bíblia e outro pela Praça da Independência. Cada acesso dispõe de duas escadas rolantes, uma fixa e um elevador.

Essas duas praças também foram reurbanizadas pela CPTM, bem como o viário do entorno. O local ganhou novo paisagismo, revitalizando o centro. A estação dispõe de bicicletário com capacidade para 136 vagas abertas ao público.

Do Portal do Governo do Estado