Férias saudáveis: veja como cuidar da saúde das crianças neste verão

Passar protetor solar, usar roupas leves e ingerir muito líquido são boas dicas

qua, 13/12/2017 - 19h52 | Do Portal do Governo

O verão está chegando e com ele as férias. É hora de aproveitar a temporada nas piscinas e praias. Mas para não estragar a diversão é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro deles é com os efeitos do sol e do calor sobre a saúde. É preciso ingerir bastante líquido, se alimentar com alimentos leves e de preferência com os que contenham bastante líquido em sua composição.

O sol é importante fonte de vitamina D, essencial para o fortalecimento dos ossos e o crescimento das crianças. Porém, a exposição demasiada aos raios solares pode trazer perigos de queimaduras e doenças como o câncer de pele.

Lembre-se sempre de usar o protetor solar. Para as peles mais claras é preciso usar os fatores de proteção mais altos. Evite levar as crianças pequenas e os bebês para tomar sol  entre as 10h e 18h (durante o horário de verão). Use sempre roupas leves.

A desidratação é outro grande perigo no calor. Crianças devem ser incentivadas a tomar bastante água e sucos. O recomendável é ingerir até dois litros de líquido por dia. Os alimentos com mais concentração de água, também ajudam e muito. Abuse de alimentos como o pepino e o tomate, e frutas como a melancia, melão, laranja, abacaxi, maçã e banana, todos ricos em água.

Muita sede, olhar de fadiga, dor de cabeça, diarréia e vômitos são alguns dos sintomas que indicam que a criança está desidratada. Para combater a desidratação e antes de procurar socorro médico, ao sinal de algum desses sintomas apele para a receita do soro caseiro.

É fácil de fazer: ferva um pouco de água ou utilize água filtrada, acrescente uma dose rasa de colher de chá de sal e uma dose rasa de colher de sopa de açúcar. Mas atenção: se os sintomas não melhorarem, procure um médico. A desidratação quando no início pode ser controlada, mas se não tratada a tempo pode levar à morte.

Em casa, procure os locais mais frescos. Se tiver ar condicionado, chame um técnico para fazer a manutenção e higienização. Os mesmos cuidados devem ser tomados com os ventiladores, que devem estar bem limpos, para evitar alergias e outras doenças.

Outros cuidados
A exposição ao sol também pode ser prejudicial aos olhos e fazer danos à retina. Utilize  óculos de sol também para as crianças.

No verão, é comum a incidência de conjuntivites. Evite coçar os olhos e mantenha as mãos limpas e lavadas com sabonete. Limpe as pálpebras com água pela manhã e cuidado com os protetores solares na região dos olhos.

Atenção na piscina e na praia para evitar afogamentos, principalmente com as crianças. Os adultos devem estar sempre por perto para socorrer os pequenos. No mar, permaneça nos locais mais rasos e livres de correnteza.

Já os adultos, não devem abusar de bebidas alcóolicas e evitar entrar na água sob o efeito do álcool.

Procure ficar no raso e longe das correntezas. Se for supreendido pela corrente procure se afastar para os lados e não para o raso.

Observe as bandeiras de sinalização e prefira entrar nos pontos onde há guarda-vidas por perto.

Evite também nadar nos locais de saída de barcos. lanchas e jet ski ou onde são reservados para a prática de esportes aquáticos como o surfe e o quite surfe. O ideal é estar próximo dos lugares em que os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros estejam por perto.

Quando for andar de barco use o colete salva-vidas. O equipamento também deve usado para quem não sabe nadar. Nesse caso, bóias e outros brinquedos do gênero não são seguros e nem servem para se proteger.

E, se observar alguém em dificuldades, não tente salvá-lo se não estiver habilitado, jogue algum objeto que o ajude a flutuar, chame um guarda-vidas ou acione o 193.

Evite a área dos costões e cuidado com as ondas quando estiver caminhando pelas pedras que podem jogá-lo ao mar.

Tomando os cuidados necessários você e sua família estarão seguros. Aproveite bem as férias e divirta-se.

#OperaçãoVerãoSP