Férias de verão com cultura e lazer

Confira a programação da Secretaria Estadual da Cultura

qua, 02/01/2008 - 19h42 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Cultura programou uma agenda repleta de atrações durante as férias de verão. Independentemente da escolha do local de veraneio – praia, campo, interior ou capital -, a programação cultural no Estado agradará a todos os gostos.

Na capital paulista, o público poderá conferir a exposição Gilberto Freyre – Intérprete do Brasil, no Museu da Língua Portuguesa, onde estão 27 quadros de autoria do sociólogo pernambucano, que tratam de temas diversos como religiosidade, cenas familiares, engenhos e a própria casa de Freyre. A mostra também exibe cartas trocadas com artistas famosos, e pesquisas originais que usou para escrever alguns dos seus livros, entre eles Casa Grande e Senzala.

Para quem se interessa por decoração e design, no Museu da Casa Brasileira (MCB) estarão em exposição, até janeiro de 2008, 11 trabalhos que concorreram ao Prêmio Design do MCB, entre elas o Faqueiro 130 peças Arthur Casas. Trata-se de um jogo de talheres de aço inoxidável, cujas formas foram inspiradas na geometria da jararaca – cobra de cabeça triangular. As extremidades das peças acompanham o formato do réptil. O conjunto levou o prêmio de melhor produto na categoria Utensílios.

Outra ótima opção de passeio é a exposição 120 anos da Hospedaria dos Imigrantes, em cartaz no Memorial do Imigrante. A mostra apresenta um mapa com as principais hospedarias de imigração do mundo, um balcão com documentos lembrando uma lista de bordo, passaportes e também uma projeção de cinco minutos que explica o porquê da criação da Hospedaria. Um dos pontos altos do evento é a passagem pela sala de terminais de consulta, na qual é possível ouvir histórias dos imigrantes ou fazer pesquisa sobre famílias.

Quem for viajar para o litoral vai poder aproveitar as Tendas de Verão, que estarão montadas no mês de janeiro de 2008, nas cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Santos, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe e São Vicente. Em cada uma das tendas serão realizadas oficinas de Teatro, Circo, Dança, Artes Plásticas, História em Quadrinhos, Música e Literatura, além apresentações de espetáculos gratuitos. A programação é direcionada a todas as idades, e os interessados em participar das oficinas devem se inscrever nas próprias Tendas. Menores de 14 anos devem ser inscritos por pais e responsáveis. Mais informações no site: www.assaoc.org.br .

Os que estiverem no interior do Estado também terão boas opções de lazer. Em Amparo, no Museu Bernardino de Campos, está a exposição Vida: desenhos e esculturas de Laura Nehr, onde a artista apresenta, através da técnica de grafite sobre papel e esculturas, trabalhos sobre temas como o cotidiano, a natureza e a relação entre homem e vida. Em Tupã, no Museu Índia Vanuíre, o artista Sérgio Astral expõe painéis de personalidades do cinema e músicos, como Carmen Miranda, Elis Regina, Chico Buarque, Elvis Presley, Marylin Monroe entre outros.

 

Da Secretaria Estadual da Cultura

(I.P.)