Fêmea de cachorro-do-mato-vinagre é nova moradora do Zôo de São Paulo

De hábito diurno e carnívora, Frida tem mordedura tão forte quanto a de um puma e sua jaula fica na Alameda Urso

dom, 10/02/2008 - 11h17 | Do Portal do Governo

O Zoológico de São Paulo apresentou ao público, no final do carnaval, uma novidade: é Frida, uma fêmea de cachorro-do-mato-vinagre que chegou da Alemanha no final do ano passado e tem quatro anos incompletos. O animal é carnívoro, e pertence à família canidae.

A jaula de Frida fica na Alameda Urso, próximo ao recinto dos tamanduás-bandeira. Existem poucos estudos sobre a espécie, cujo estado de conservação figura na lista de fauna como vulnerável.

Bicho entocado

O cachorro-do-mato-vinagre costuma passar vários dias nas grandes tocas que cava, o que dificulta a obtenção de dados para pesquisa. De acordo com os últimos dados do Stud Book International (censo de referência), a população atual em cativeiro é de 63 animais na Europa, 34 na América do Sul, 19 na América do Norte e 15 na Ásia. O número reduzido de exemplares dificulta a manutenção da espécie em cativeiro, considerando a necessidade de manejo genético para evitar a perda de variabilidade genética.

A espécie habita principalmente florestas úmidas próximas de água, é boa nadadora, mergulha e nada debaixo da água com grande facilidade. Também é encontrada na região central do Brasil, onde há florestas de galeria. Medem de 50 a 70 centímetros e a cauda, cerca de 10 centímetros, chegando a pesar entre 5 e 7 quilos; possui orelhas e patas curtas, e pelagem escura bem uniforme, que pode variar na área do pescoço, com uma coloração mais dourada.

Mordida poderosa 

Esse animal tem hábito diurno e se recolhe à noite em tocas ou ocos de árvores para dormir. Alimenta-se de animais de pequeno porte como cutia, paca e até quati e possui mordedura tão forte quanto à de um puma.

O primeiro exemplar a chegar no Zôo de São Paulo veio em 1965. O primeiro filhote nasceu em 1986. Desde então, participa do plano de manejo para a manutenção e reprodução da espécie em cativeiro, como integrante do Stud Book International.Da Assessoria de Imprensa do Zoológico

Do Zoológico / Agência Imprensa Oficial

(C.C.)