Feira das Profissões apresenta USP para alunos em Ribeirão Preto

Evento contou com estandes dos 67 cursos de graduação oferecidos em seis campi da Universidade de São Paulo no interior

dom, 02/06/2019 - 14h47 | Do Portal do Governo

Estudantes do Ensino Médio e de cursos pré-vestibulares participaram, em 30 e 31 de maio, da 17ª edição da Feira USP e as Profissões Interior, que apresentou estandes dos 67 cursos de graduação oferecidos nos seis campi da Universidade de São Paulo localizados em Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e Bauru.

Os visitantes inscritos eram, na maioria, oriundos do interior do Estado de São Paulo, especialmente da região metropolitana de Ribeirão Preto, que integra cerca de 30 cidades, mas também de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Segundo o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, o evento é essencial para a interação com a sociedade. “Temos feito esse trabalho em várias frentes, mas a de maior impacto é essa feira, que tem dois momentos, em São Paulo e outro no interior, e juntos atingem cerca de 100 mil pessoas”, afirmou ao Jornal da USP.

Vitrine

Os estudantes Pedro Marques, Gustavo Chapine e Marina Correia, de Ribeirão Preto, avaliaram que o evento é uma vitrine importante para divulgar os cursos da USP. “O estande de orientação profissional ajuda muito nessa escolha, pois o método que eles utilizam abre o horizonte de como tomar essa decisão”, salientou ao Jornal da USP Pedro Marques, de 16 anos, que definiu a área para a carreira: Engenharia Mecatrônica.

“A USP não forma somente bons profissionais. Ela forma cidadãos comprometidos com o País”, afirmou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida Andrade Moreira Machado, ao Jornal da USP.

Ela mencionou a importância do programa “Vem Pra USP!”, parceria entre a Secretaria da Educação do Estado, a universidade e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), para incentivar os estudantes da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso ao ensino superior.

Oportunidades

Os futuros universitários acreditam que a feira é um evento de mão dupla: a USP traz o que oferece em seus cursos de graduação e eles, as dúvidas e anseios, como os amigos Paulo Cesar da Mata Junior e José Leonardo Inocente, da cidade de Jaboticabal. Os dois também estão no grupo dos indecisos e não sabem o que seguir: Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica ou Ciências da Computação.

Paulo Cesar da Mata Junior participou da equipe campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em 2018 no campus da USP em São Carlos, e vê nessa oportunidade uma chance para decidir seu futuro.

“Fica tudo muito claro, pois as informações são minuciosas. É tudo muito legal”, disse o estudante ao Jornal da USP. Para a professora da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) e responsável pela organização da feira, Camila Tirapelli, a formação de excelência oferecida pela USP chama a atenção dos estudantes e é resultado da expressividade das suas atividades de pesquisa e de extensão e o reconhecimento internacional de seu trabalho.

A cerimônia de abertura contou com apresentações do Coral Jovem Sathya Sai do Projeto Ribeirão Verde, com jovens de 9 a 12 anos, e do Madrigal Revivis com o Coro Universitário, formado por alunos de graduação da USP. Os dois corais são coordenados pelo maestro Sérgio Alberto de Oliveira, do Serviço de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto.