Fatecs: mais de 82 mil alunos e 73 cursos de graduação tecnológica

Estado de São Paulo conta com unidades em 65 municípios; inscrições para o processo seletivo são realizadas pela internet

ter, 10/04/2018 - 9h48 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
As Fatecs são administradas pelo Centro Paula Souza, uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo

Para ingressar em uma das 71 unidades das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), o candidato deve participar do processo seletivo, por meio da inscrição no portal do Vestibular. No site, os interessados podem obter informações sobre o calendário, provas e taxas de inscrição ou isenção.

As inscrições para o Vestibular do 2º Semestre de 2018 começam no dia 8 de maio, de acordo com a organização do concurso. Ao todo, 65 municípios paulistas contam com unidades da Fatec, que atendem 82 mil alunos, matriculados nos 73 cursos de graduação tecnológica, com três anos de duração e carga horária de 2.400 horas.

Os cursos englobam diversas áreas, como Construção Civil, Mecânica, Informática, Tecnologia da Informação, Turismo, entre outras. Além da graduação, são oferecidos cursos de pós-graduação, atualização tecnológica e extensão.

Centro Paula Souza

As Fatecs são administradas pelo Centro Paula Souza, uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

A instituição foi criada por decreto-lei de 6 de outubro de 1969, como resultado de um grupo de trabalho para avaliar a viabilidade de implantação gradativa de uma rede de cursos superiores de tecnologia com duração de dois e três anos.

Em 1970, começou a operar com o nome de Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo (CEET), com três cursos na área de Construção Civil (Movimento de Terra e Pavimentação, Construção de Obras Hidráulicas e Construção de Edifícios) e dois na área de Mecânica (Desenhista Projetista e Oficinas). Era o início das Faculdades de Tecnologia do Estado. As duas primeiras foram instaladas nos municípios de Sorocaba e São Paulo.