Fatec: Governo do Estado cumpre 50% da meta em um ano

Serra inaugurou nesta quinta-feira, 28, em Itu a 13º unidade de um total de 26 previstas até 2010

qui, 28/02/2008 - 13h21 | Do Portal do Governo

Atualizada às 14h43

O Governador José Serra inaugurou nesta quinta-feira, 28, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Itu, a décima terceira unidade entregue nesta gestão. Com isso, o Governo do Estado de São Paulo cumpre em um ano 50% da meta estabelecida para quatro anos: duplicar o número de Fatecs, que eram 26 em dezembro de 2006. Com a unidade de Itu, chega a 39 o número de Fatecs no Estado, que chegarão a 52 em 2010.

“Esta é a primeira faculdade publica da cidade e desejo para ela um grande futuro”, disse o governador no início desta tarde em Itu, a sétima cidade mais antiga do Estado, que está completa neste mês 398 anos. Serra explicou que a nova unidade do Centro Paula Souza vai atender não apenas o município, mas toda a região. “Basta dizer que até o final de 2010 vamos aumentar em 10.210 o número de matrículas em Fatecs, Etecs e Ensino Médio”, completou.

Serra aproveitou a ocasião para anunciar a criação de uma Escola Técnica (Etec) em Votorantim, no sudoeste do Estado, com previsão de início das aulas para o primeiro semestre do ano que vem. “Entre a Etec de Tatuí, a Fatec de Sorocaba e a Fatec de Itapetininga, vamos ter cinco novos cursos até o final deste ano. Estamos fazendo uma inauguração a curto prazo, ou seja, a meta que apresentei não é algo distante, abstrato. Ela já está se materializando”, completou Serra.

Fatec de Itu

A Fatec de Itu oferece o curso de Informática nas modalidades Gestão Financeira e Gestão da Produção Industrial. No processo seletivo para o primeiro semestre deste ano, 641 candidatos se inscreveram para disputar as 80 vagas, distribuídas entre os turnos da tarde e da noite. A concorrência no período noturno chegou a 13,1 candidatos por vaga.

Inicialmente, a Fatec vai funcionar em um prédio localizado no centro da cidade, alugado e reformada pela prefeitura, que deve construir um novo espaço junto à Etec Martinho Di Ciero, com o objetivo de abrigar, em um único campus, os diversos níveis de ensino profissionalizante.

Expansão

Com a Fatec de Itu, o Governo do Estado dá prosseguimento ao plano de expansão do ensino técnico e profissionalizante, uma das prioridades da atual gestão. Pelo plano, a meta é criar, até 2010, 20 mil vagas nas Fatecs. Para atingir esse objetivo, o orçamento do Centro Paula Souza, responsável pelas Etecs e Fatecs, será triplicado: passará dos R$ 437 milhões em 2007 para R$ 1,2 bilhão até 2010.

O emprenho do governo estadual nessa área tem uma boa explicação. Uma pesquisa recente do Centro Paula Souza mostrou que nove entre dez ex-alunos das Fatecs estão empregados. E desse total, 59,2% já trabalha na área de estudo, 38,9% em empresas de grande porte, 21,5% estão em empresas de médio porte e 19,9% foram absorvidos pelo setor público. Mais: de acordo com o mesmo estudo, 69,8% trabalham com carteira assinada, 6% são autônomos e outros 3,5% se tornaram microempresários.

Transportes

Em Itu, Serra fez dois importantes anúncios: “o total de quilômetros construídos de estradas vicinais irá dobrar até o final de seu mandato”. A região de Sorocaba, onde está localizado o município, é a segunda mais contemplada pelo programa Pró-Vicinais. De seu lançamento, no ano passado para cá, já foram feitos quase 500 quilômetros de estradas vicinais. “A atividade produtiva precisa de boas estradas, assim como as pessoas que se deslocam entre os municípios”, observou o governador.

Outro anuncio feito pelo governador na área de transportes foi a duplicação de um trecho de 2,2 quilômetros da SP-075, em Salto. Por fim, Serra lembrou que a concessionária Via Oeste vai construir marginais da Rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba.

Na visita ao interior do Estado, Serra sancionou uma lei que autoriza o Estado a doar um lote de terras a Votorantim, onde será construído um distrito industrial.No total, é mais de um milhão de metros quadrados”, resumiu.

Manoel Schlindwein com Centro Paula Souza