Governo do Estado de São Paulo

Fatec Botucatu conquista dois registros de softwares pelo INPI

Programas desenvolvidos por alunos e professores receberam aprovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Botucatu recebeu a aprovação de dois registros de programas de computador no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os softwares foram criados por alunos e professores do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, após um ano de atividades no Laboratório de Realidade Virtual da unidade.

Desenvolvidos para serem utilizados nos cursos de Radiologia e Agronegócio da própria Fatec, os programas contam com tecnologia que possibilita a sensação de imersão e interatividade com ambientes artificiais. O primeiro aplicativo facilita o entendimento e o aprendizado de modelos ósseos por meio da realidade virtual.

Já o outro permite ao estudante operar um trator em que o objetivo é simular uma semeadura. É possível conduzir o veículo pela área preparada para receber as sementes e controlar a altura da semeadora, de modo que ela seja acionada no momento correto da deposição.

De acordo com o diretor da unidade, Celso Fernandes Joaquim Júnior, a realidade virtual pode contribuir no aprendizado como uma ferramenta prática de estímulo a habilidades intuitivas. “É uma interface avançada do usuário para acessar aplicações executadas em um computador, tendo como características a visualização de modelos em três dimensões e sua movimentação em tempo real”, explica.

Patentes

O registro confere o direito de impedir terceiro, sem consentimento, de produzir, usar, vender ou importar o processo patenteado. Os titulares têm o direito assegurado de obter indenização pela exploração indevida do produto ou processo registrado.

O INPI é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria. Entre seus serviços estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, bem como concessões de patentes, averbações de contratos de franquia e transferência de tecnologia.