Fapesp lança livro sobre ciclo de palestras apresentadas na Alesp

Versão digital da publicação, que aborda temas como empreendedorismo e tecnologias, pode ser acessada pela internet

dom, 28/04/2019 - 14h08 | Do Portal do Governo

O livro “Ciclo ILP-FAPESP: Ciência e Inovação 2017-2018” foi lançado na última segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A publicação reúne a cobertura jornalística feita pela Agência Fapesp dos onze debates promovidos até o fim do ano passado no âmbito do Ciclo ILP-Fapesp, com cientistas e pesquisadores apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fapesp, iniciada em outubro de 2017, resultou em uma série de palestras sobre temas variados de ciência, tecnologia e inovação. A versão digital do livro “Ciclo ILP-FAPESP: Ciência e Inovação 2017-2018” pode ser acessada pela internet.

“Os debates do ciclo são uma forma de prestar contas à sociedade e à própria Alesp sobre as atividades da fundação. Para a Fapesp, também é importante se aproximar da Assembleia, contribuindo com informações sobre ciência, tecnologia e inovação para a formulação de políticas públicas e para o desenvolvimento econômico e social de São Paulo”, afirma Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp.

De acordo com Vinicius Schurgelies, diretor-presidente do ILP, a parceria é uma oportunidade de levar a difusão dos conhecimentos científicos à Alesp. “É importante que esses conhecimentos fiquem próximos da sociedade, principalmente de quem elabora políticas públicas. De alguma maneira, as palestras podem qualificar o debate na casa e auxiliar o processo de produção do Legislativo”, salienta à Agência Fapesp.

Abordagens

Durante o período contemplado no livro, foram feitas onze apresentações sobre temas de saúde, meio ambiente e recursos hídricos, movimentos demográficos, empreendedorismo inovador, novas tecnologias associadas à qualidade de vida, inovações na agricultura e na indústria e inteligência artificial.

As palestras do Ciclo ILP-FAPESP continuam em 2019, das quais duas já foram realizadas neste ano. A proposta é que, a cada mês, pesquisadores e cientistas paulistas mostrem na Alesp os resultados de pesquisa e descobertas feitas no Estado.

No período 2017-2018, os debates levaram mais de 1.800 pessoas para a Assembleia. “O ciclo já está alcançando duas legislaturas diferentes. Esperamos que tenha mais permeabilidade dentro dos gabinetes e com os legisladores, ressaltando o quanto a pesquisa e o conhecimento podem colaborar na formulação de políticas públicas mais efetivas”, completa Vinicius Schurgelies.