Faça sua mamografia gratuita através do “Mulheres de Peito”

Programa oferece exames preventivos contra o câncer de mama através de serviço telefônico e quatro carretas-móveis que percorrem o Estado

qua, 07/03/2018 - 18h21 | Do Portal do Governo
DownloadAlexandre Carvalho/A2img
Os veículos oferecem mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade

O programa “Mulheres de Peito”, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, foi criado em 2014 com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre os riscos do câncer de mama, assim como facilitar o acesso aos exames preventivos.

A doença é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil. Por isso, a iniciativa incentiva as mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos de idade a realizarem mamografias, de forma gratuita e sem necessidade de pedido médico, a cada dois anos na rede pública. Desde a sua criação, já foram realizadas cerca de 160 mil exames.

Carretas ‘Mulheres de Peito’

Para dar suporte ao programa, quatro carretas-móveis percorrem as estradas do interior do Estado com toda estrutura necessária para realizar o diagnóstico precoce da doença. Confira aqui o clipe da campanha.

Os veículos contam uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos, além de um médico ultrassonagrafista. Após os exames, o resultado sai em 48h.

Quando chegam ao município, geralmente se instalam em lugares estratégicos para atender até 50 mulheres por dia. Elas funcionam de segunda à sexta-feira, das 09h às 18h, e aos sábados, das 09h às 13h, exceto feriados.

0800

Além das carretas, o programa oferece um serviço complementar de rastreamento do câncer. Mulheres com idades entre 50 e 69 anos podem agendar os exames em um dos 300 serviços com mamógrafos espalhados por todo Estado.

Para isso, está disponível um serviço telefônico de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para este agendamento é importante que a paciente tenha em mãos o número do cartão SUS, endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais.

Caso seja detectado alguma alteração nos exames realizados nas carretas ou nos serviços agendados pelo telefone, a paciente será encaminhada para acompanhamento e tratamento em unidades da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próximo de sua residência.

serviço

Faça sua mamografia:
0800-779-0000
Seg-sex, 09h às 18h
Sábados,  09h às 13h

Carretas-móveis
Espírito Santo do Pinhal – 26/02 a 17/03
Av. Rafael Orichio Neto, S/N, Parque da Figueira – Estágio José Costa

Porto Ferreira – 19/02 a 10/03
Praça Ana Maria Libertucci Salzano – Em frente a rodoviária

Jacareí – 05/03 a 24/03
Av. Nove de Julho, S/N, Jardim Pereira do Amparo – Esquina com a Av. Lúcio Malta

PF de Tupi Paulista – 05/03 a 16/03
Rodovia João Ribeiro de Barros, Km 667.8, S/N, Zona Rural – No estacionamento da penitenciária