Fábricas de Cultura: Inclusão por meio de atividades artísticas

Jovens entre 8 e 21 anos contam com programação especial de dança, teatro, música, circo, artes visuais e literatura

qua, 18/07/2018 - 16h36 | Do Portal do Governo

Programas que promovem cultura e conhecimento são ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo entre jovens paulistas. É por meio das Fábricas de Cultura que cidadãos com idades entre 8 e 21 anos em situações de vulnerabilidade recebem iniciação artística.

Essa prática vem se mostrando bastante eficaz no fomento à educação. Pensando nisso, o programa estadual mescla cursos regulares, atividades frequentes, exibições, shows e espetáculos voltados para dança, teatro, música, circo, artes visuais, literatura e multimeios.

Essas modalidades possuem uma programação especial em cada Fábrica. O projeto ainda conta com o Núcleo Luz, um grupo de dança constituído por jovens que se apresenta em diversos centros culturais da capital.

Hoje, são 11 unidades espalhadas pelas regiões norte, sul e leste de São Paulo (Capão Redondo, Itaim Paulista, Jardim São Luiz, Parque Belém, Sapopemba, Vila Curuçá, Vila Nova Cachoeirinha, Cidade Tiradentes, Brasilândia e Jaçanã) e Diadema, que inaugurou recentemente a primeira Fábrica de Cultura fora da capital.

De terça a domingo (inclusive no período de férias), os jovens contam com diversas atividades gratuitas. Confira algumas delas:

  • Programação cultural com shows, espetáculos teatrais, de dança e circo, palestras, exibição de filmes, oficinas e exposições.
  • Bibliotecas com variedade de livros, filmes, jornais, revistas, jogos, espaço para estudo e pesquisa, acesso à internet e atividades como contação de histórias e bate-papo com escritores.
  • Cursos e atividades de iniciação artística (8 a 21 anos) e formação cultural (a partir de 12 anos) nas áreas de música, dança, teatro, circo, foto, vídeo, desenho, grafite, DJ, capoeira, entre outras.
  • Estúdios de gravação e captação de áudio com equipe técnica profissional.
  • Projetos especiais nas áreas de teatro (Projeto Espetáculo) e dança (Núcleo Luz) que possibilitam aos jovens a vivência nessas linguagens de forma mais aprofundada.

Para saber mais sobre as unidades e a programação das Fábricas, clique aqui.