Exposição no MAC-USP celebra traço centenário de Niemeyer

A Coleção Niemeyer apresenta mais de 30 desenhos originais do arquiteto

sáb, 29/12/2007 - 16h32 | Do Portal do Governo

Um traço leve, uma curva e, de repente, no meio da paisagem, surge um prédio. O arquiteto Oscar Niemeyer, que acaba de completar 100 anos, ganha exposição em sua homenagem no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. A Coleção Niemeyer apresenta mais de 30 desenhos originais do arquiteto que pertencem ao acervo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), confirmando o pensamento do homem que desenhou Brasília: “de um traço nasce a arquitetura.”

Os croquis da exposição fazem parte de quatro momentos distintos: a visita a FAU, em 1963; uma palestra na faculdade, em 1995; uma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, em 1997; e um projeto de um conjunto de prédios para a cidade de Salvador.

Rodrigo Queiroz, professor da FAU e curador da exposição, ao ser perguntado sobre a importância de Niemeyer, responde: “o que seria da arquitetura moderna sem ele?”. Para Queiroz, a obra do arquiteto brasileiro é símbolo de autonomia de pensamento, e sem deixar de ser moderna e brasileira. É isso que pode ser verificado nos desenhos expostos.

O curador explica que a exposição foi montada para que cada parede ficasse com um momento diferente, criando um percurso de leitura dos traços do arquiteto. Queiroz salienta que “Niemeyer é a vanguarda da vanguarda”, lembrando que o brasileiro não foi entendido pelos arquitetos da Bauhaus – escola vanguardista de design, artes e arquitetura da Alemanha.

Niemeyer, segundo Queiroz, questiona o racionalismo e seus ângulos retos, concebendo o concreto como fluído e criando curvas, e não os planos ortogonais dos outros arquitetos modernos.

“A arquitetura dele [Niemeyer] tem um poder de sedução. É claro que a obra é o seu maior legado – com os seus mais de 2 mil projetos – mas é preciso assimilar o que está por trás dessa forma: a construção de uma nova espacialidade”, diz o curador.

Catálogo

Junto com a exposição foi lançado um catálogo com todos os desenhos. Estes são acompanhados da foto do prédio depois de construído e o texto que Niemeyer disse ao comentar sobre as obras nas palestras. O catálogo pode ser adquirido por meio do site www.fupam.com.br.

Serviço

A Coleção Niemeyer está em cartaz no MAC. (Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo). Entrada gratuita.

O MAC funciona de terça a sexta, das 10 às 18 horas, e de sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. A exposição segue em cartaz até 17 de fevereiro.

Mais informações pelo telefone (11) 3091-3039       

Rafael Kato

Da USP

(L.F.)