Exposição da CPTM retrata cultura típica brasileira

Entrada franca para usuários e R$ 2,30 para o público externo

sex, 04/01/2008 - 12h15 | Do Portal do Governo

A exposição “De Pano e Papel” chega neste sábado, 5, à Estação Santo André, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Em cartaz até o dia 20 de janeiro, a mostra resgata a cultura brasileira em sua forma mais simples e bela: o papel e o pano servem como suporte básico para a confecção de trabalhos artesanais delicados, assinados pela artista plástica Marlene Crespo. São cerca de 20 obras feitas através das técnicas de serigrafia (aplicada no pano) e linoleogravura (no papel).

A artista revela que a escolha do tema não foi por acaso: a necessidade de realçar a importância da cultura e da arte brasileira a levou a optar pelo uso desse tipo de material, que, no trabalho acabado, ganha um tom pessoal e familiar, estabelecendo uma ligação leve e suave com o observador. A técnica lembra as populares camisetas artesanais, elaboradas por meio de carimbos talhados na madeira, traçando ligação com o cordel nordestino, forma popular de poesia e literatura desta região do país.

Sobre a artista

Marlene Crespo iniciou-se em artes plásticas em 1965, na capital gaúcha, onde viveu por cerca de dez anos e teve sua formação artística. Participou com desenho da IX Bienal de São Paulo, em 1967, quando também recebeu o primeiro prêmio no III Salão da cidade de Porto Alegre. Fluminense de Campos dos Goytacazes, mora em São Paulo desde 1969.

Em seu currículo exposições individuais e coletivas. Tem trabalhado também como ilustradora em livros e jornais. Os livros “Saci, o espírito da Selva” (1999) e “Iemanjá, a Deusa do Mar” (2002) têm texto e ilustrações de sua autoria, com nome de Marlene Perlingeiro. Em 2006, publicou ilustrações na revista Carta Capital na Escola.

SERVIÇO

Exposição: “De Pano e Papel”

Local: Linha D – Estação Santo André

Endereço: Rua Itambé, s/nº – Centro – Santo André.

Data: 5 a 20 de janeiro.

Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,30 para o público externo.

Da CPTM