Exposição aproxima o público da intimidade de Camargo Guarnieri

Mostra será aberta ao público neste sábado, 13, na Sala São Paulo, Capital

sáb, 13/10/2007 - 10h13 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez, fotografias e partituras originais do maestro e compositor Camargo Guarnieri pertencentes ao Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB) serão apresentadas ao público na exposição “Camargo Guarnieri: trajetória de um criador” a partir deste sábado, 13, na Sala Carlos Gomes, o novo espaço cultural da Sala São Paulo. A mostra, que vai até dia 2 de dezembro, é promovida pela Associação dos Amigos da Arte (APAA), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura. A curadoria é de Flávia Toni e Gláucia Amaral.

Marcando o centenário de nascimento do músico, Camargo Guarnieri: trajetória de um criador narra o processo de trabalho, a relação com os intérpretes e a vida pessoal e pública do compositor nascido em Tietê, interior de São Paulo. A exposição conta com mais de 200 fotografias, dezenas de cartas, recortes de jornal, 13 partituras escritas pelo próprio artista e objetos pessoais. “Revelar a intimidade de Camargo Guarnieri é a possibilidade de aproximá-lo do público paulistano”, diz Flávia, que também é musicóloga e pesquisadora do IEB.    

Considerado um dos criadores mais importantes da música clássica brasileira, Guarnieri seguiu as regras do universo erudito, sem ignorar a sua nacionalidade. “Ele usava a raiz da música brasileira, mas não diretamente ligada ao folclore nacional”, afirma Gláucia Amaral. O currículo do maestro soma passagens por diversas orquestras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Sinfônica de Boston e a Orquestra Nacional de Cuba. Ele também foi diretor artístico, administrou o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e chegou a ocupar o cargo de assessor artístico e musical do Ministério da Educação durante a presidência de Juscelino Kubitschek.

 Para contar a sua intimidade e seu caminho profissional, a Sala Carlos Gomes será dividida em dois ambientes. No primeiro espaço, um tecido coberto por fotografias reconstituirá alguns momentos da vida do maestro: as viagens, a família e o seu relacionamento afetivo com grandes nomes da música clássica como Heitor Villa-Lobos, Arnaldo Estrela e Elsie Houston. Além disso, este mesmo espaço aproximará o público das obras clássicas de Guarnieri. Na entrada, o visitante receberá um aparelho de MP3 e fones de ouvido, com os quais poderá ouvir a história do compositor e acompanhar trechos de obras como Brasiliana, Sonatina nº 6 para piano e Abertura Concertante, além de conferir simultaneamente as partituras originais.

Um segundo ambiente da mostra simula o estúdio do artista. O espaço conta com papéis rascunhados, objetos pessoais, o piano que ele usava para compor as suas peças, fotografias que registraram o cotidiano do músico, além da sua mesa de trabalho, que traz uma surpresa para o visitante. Abaixo deste móvel estará um tapete redesenhado com a Carta aberta aos críticos e músicos do Brasil, uma advertência de Guarnieri aos estudantes de música que estavam, na época, entusiasmados com o dodecafonismo, que ele acusava de ser uma corrente formalista que levava à degeneração do caráter nacional de nossa música. Na passagem para a segunda parte da exposição, um monitor transmitirá uma reportagem especial feita pela documentarista Zita Bressane, com produção da TV Cultura, comemorando os 70 anos do músico. Será também exibida uma breve entrevista concedida ao ator Sérgio Viotti.

SERVIÇO

“Camargo Guarnieri: trajetória de um criador”

De 13 de outubro a 2 de dezembro

Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, s/nº

Funcionamento: De segunda a quarta-feira, das 12h às 18h; quinta e sexta-feira, das 12h às 22h e, aos sábados, das 12h às 19h

Entrada franca

Tel: (11) 3091.1149

Da Secretaria Estadual da Cultura

(I.P.)