Experiências de atendimento a crianças e jovens são compartilhadas em Itapeva

Intercâmbio de boas práticas sociais são destaques nos encontros da Rede Social São Paulo

qui, 20/09/2007 - 14h37 | Do Portal do Governo

A divulgação e a troca de boas práticas sociais são destaques nos encontros promovidos pela Rede Social São Paulo em 2007. No pólo de Itapeva não foi diferente.

“Temos uma rede de proteção às crianças e adolescentes vítimas de violência, com uma integração muito boa entre os principais atores. Promotoria pública, delegacias, assistência social, conselho tutelar e membros voluntários da comunidade têm interagido bastante e criado uma sistemática única de atendimento a essas crianças”, detalhou Welney de Souza Paiva, representante do Instituto Camargo Corrêa de Apiaí, um dos integrantes do Comitê Gestor da Rede Social São Paulo.

Esta e outras boas práticas foram relatadas em Itapeva, dia 18 de setembro, na 5ª Jornada do Projeto Envolver no pólo de Itapeva. O encontro foi realizado na Escola Técnica Estadual – ETE Dr. Demétrio Azevedo Júnior.

Nesta fase de consolidação do projeto, as cidades são incentivadas a colocar em prática seus planos de ação e analisarem os resultados dos trabalhos já realizados desde os encontros em 2006. “Queremos também identificar e apoiar lideranças, ampliar as redes locais e regionais, e aumentar a sustentabilidade dos processos e a governança das redes na região”, disse Propércio Antônio, coordenador deste encontro em Itapeva.

Foram convidadas pessoas que atuam direta e indiretamente na atenção à criança e ao adolescente nos municípios de Apiaí, Arandú, Avaré, Bernardino de Campos, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Canitar, Capão Bonito, Cerqueira César, Coronel Macedo, Espírito Santo do Turvo, Fartura, Guapiara, Iaras, Ipaussu, Iporanga, Itaberá, Itaí, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Paranapanema, Pirajú, Ribeira, Ribeirão Branco, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Tejupá.

“A rede de Itaporanga está em formação e os encontros promovidos pela Rede Social têm trazido incentivo, conhecimento e novas estratégias para trabalharmos melhor. O trabalho em rede não é uma coisa muito fácil e ainda precisamos de um envolvimento maior de outros agentes que atuam com criança e adolescente para a ampliação da nossa rede local”, disse Fernando Marques, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Itaporanga. Ainda segundo Fernando, um dos maiores desafios da região é o trabalho infantil praticado na área agrícola. “É um desafio para todos, principalmente para os CMDCA`s”, completou.

Para a diretora regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiana Grava, o atendimento à criança e ao adolescente organizado em rede ainda está sendo descoberto com a articulação maior entre as áreas, principalmente dos conselhos de direitos. “A região padece muito de infra-estrutura no atendimento à criança e ao adolescente e esse trabalho em rede permite que os municípios conheçam atendimentos que são realizados pelos vizinhos. Assim, é possível haver um intercâmbio entre estas práticas, melhorando o encaminhamento das crianças e dos adolescentes”, concluiu.

Entre os trabalhos realizados no dia, os participantes se dividiram de acordo com os municípios onde trabalham e fizeram uma dinâmica para se reconhecerem como agentes que atuam na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Nesta atividade, muitos puderam perceber que, apesar de morarem na mesma cidade e defenderem os mesmos interesses, ainda não se comunicavam. Depois deste entrosamento, cada cidade foi estimulada a criar um comitê, que terá entre outras responsabilidades, animar e mobilizar os demais participantes, ampliar os seus trabalhos, monitorar e avaliar a atuação da rede local e estimular o uso do portal da Rede Social São Paulo.

O novo portal da Rede foi apresentado aos participantes, que foram estimulados a se cadastrarem. O objetivo é que esta nova ferramenta seja um espaço de entrosamento entre os participantes da rede, divulgação de boas práticas, fóruns, troca de informações, enfim, tudo o que colabore para o Aprimoramento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) – www.redesocialsp.org.br

Os trabalhos para consolidação das redes locais com a transferência de instrumentos de gestão e informações continuam em mais dois encontros a serem promovidos pela Rede Social São Paulo na região. As datas previstas são 23 de outubro e 11 de dezembro.

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

(C.C.)