Evento musical no Metrô traça um paralelo cultural entre o Brasil e a Suíça

Será nesta terça-feira, 25 de setembro, às 15h30, na Estação Paraíso

ter, 25/09/2007 - 8h08 | Do Portal do Governo

Os músicos Thomas Rohrer e Gabriel Levy realizam nesta terça-feira, 25 de setembro, às 15h30, na Estação Paraíso do Metrô, um concerto com repertório que mostra as similaridades entre a música tradicional suíça e a música regional brasileira, principalmente a nordestina. O diálogo musical entre os dois países será executado com instrumentos que são típicos nas duas culturas: rabeca – equivalente ao violino na Suíça – e acordeon.

O público também terá a oportunidade de conhecer instrumentos tradicionalíssimos na Suíça, como o Aphorn e o Schwizerörgeli. Além das músicas dos dois países, o suíço Thomas e o brasileiro Gabriel executarão peças de própria autoria. Na oportunidade, serão distribuídas cerca de 1.000 revistas em quadrinhos com informações sobre a Suíça.

O suíço Thomas Roher é radicado no Brasil e teve formação inicial em violino. Estudou saxofone na faculdade de Jazz de Lucerna, na Suíça. Integra o grupo “A Barca” e acompanha músicos de prestígio no Brasil e na Europa. Compõe para teatro e cinema e mantém colaborações freqüentes com as artes plásticas e visuais.

Já Gabriel Levy tem uma formação voltada para as músicas erudita e popular. Especializou-se em música para teatro e dança. Ultimamente, tem se dedicado à música instrumental como compositor e acordeonista, representando o Brasil em diversas tournês internacionais, incluindo Portugal, França, Espanha, Inglaterra, Suíça, Alemanha e Japão. É professor de acordeon do CEM Tom Jobim (ULM – Universidade Livre de Música) em São Paulo.

A inusitada e curiosa apresentação da dupla integra a programação cultural da Biblioteca “Embarque na Leitura”, que funciona na Estação Paraíso há 3 anos. Outras duas bibliotecas estão instaladas nas estações Tatuapé e Luz. Uma quarta unidade será inaugurada em breve na Estação Largo Treze. Além das apresentações musicais, outras atividades ligadas à literatura são realizadas nas bibliotecas do Metrô, como palestras, exposições, conversa com escritores, tarde de autógrafos, distribuição de livros, etc. Para obter mais informações sobre o projeto “Embarque na Leitura”, acesse www.metro.sp.gov.br .

Da Assessoria de Imprensa do Metrô

(C.C.)