Etecs e Fatecs expõem cursos na feira de profissões do Cratod

Nove unidades do CPS apresentaram possibilidades de reinserção no mercado de trabalho por meio da educação profissional

sex, 07/06/2019 - 20h21 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (7), na capital paulista, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais participaram das atividades da 1ª Feira de Orientação e Oficina Profissionalizante (Foop) do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod).

A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, com apoio das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico e de Cultura e Economia Criativa, além de órgãos vinculados às pastas.

“A dependência química não é apenas uma questão de saúde, mas também uma questão social”, ressalta o diretor do Cratod, Marcelo Ribeiro. “A reinserção do paciente no segmento do trabalho também é importante para seu processo de recuperação, com fatores que vão desde a participação do cidadão em uma comunidade e seus relacionamentos, até o aumento da sua autoconfiança, aceitação e motivação”, completa o gestor.

Mercado

Diretores e professores de nove unidades do Centro Paula Souza (CPS) apresentaram para cerca de 150 pacientes do Cratod as possibilidades de entrada e reinserção no mercado de trabalho por meio da educação profissional.

Outras onze instituições públicas e privadas participaram da iniciativa: Biblioteca da Mooca, Diglab, Instituto Dom Bosco, Instituto Embelleze, Instituto Porto Seguro, Instituto Rogacionista, Jovem Aprendiz, Projeto Guri Santa Marcelina, Restaurante Escola, Sebrae e Uninove.

Seleções

As inscrições para o processo seletivo das Fatecs devem ser feitas exclusivamente pela internet,  até 15h da próxima segunda-feira (10). O Vestibular para o 2º semestre de 2019 oferece 14.885 vagas, distribuídas entre as 73 unidades.

O exame será aplicado no dia 30 de junho. Para disputar uma das vagas, o candidato precisa ter terminado ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

As inscrições estão encerradas no Vestibulinho das Etecs. Em 16 de junho, mais de 160 mil inscritos farão a prova para conquistar uma das vagas oferecidas nos Ensinos Técnico (presencial, semipresencial e online), Técnico integrado ao Médio na modalidade EJA, Especialização Técnica e para acesso às vagas remanescentes de segundo módulo.

A relação completa de candidatos por vaga em cada curso e unidade está disponível na internet.