Etec da capital leva trabalhos para congresso nos EUA

Alunos vão participar do Food & Nutrition Conference & Expo 2013, principal congresso de nutrição no mundo

ter, 07/05/2013 - 17h47 | Do Portal do Governo

Dois trabalhos de alunos do curso técnico em Nutrição e Dietética da Etec (Escola Técnica Estadual) Carlos de Campos, da capital, participam do principal congresso de nutrição no mundo, o Food & Nutrition Conference & Expo 2013. O evento acontece em outubro, em Houston, no Texas, Estados Unidos.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Serão apresentados os projetos Biscoitos recheados fortificados com ferro: uma proposta brasileira de intervenção nutricional, das estudantes Giovana Fernanda Ricciarelli, Heloísa Jacobina e Letícia Azevedo, e Comfort foods brasileiros: uma nova estratégia nutricional para pacientes oncológicos sob cuidados paliativos, desenvolvido por Caroline de Freitas Pinto, Cleber Batista Silva, Felipe Gomes, Grace Kelly da Silva Pinto, Mariana Rodrigues de Sousa e Mariane Ferreira dos Santos.

Os biscoitos recheados fortificados com ferro foram desenvolvidos com o intuito de suprir em crianças a quantidade necessária da substância presente no organismo. A pesquisa resultou no uso de fígado bovino, como fonte de ferro, para fortificação de alimentos apreciados por crianças na fase pré-escolar.

Os alimentos chamados de comfort foods trazem um forte simbolismo de afeto, segurança e conforto associado à infância. Pacientes oncológicos que necessitam de reabilitação nutricional podem se beneficiar com este tipo de alimento. Os estudantes desenvolveram um cardápio, dentro de uma estratégia nutricional, que visasse também amenizar parte de suas necessidades psicológicas. O objetivo foi proporcionar um bem-estar psicológico para minimizar os efeitos negativos do câncer.

Do Portal do Governo do Estado