Estrada de Ferro Campos do Jordão: 93 anos nos trilhos da história

Comemoração do aniversário está programada para o dia 15

sex, 09/11/2007 - 10h13 | Do Portal do Governo

No próximo dia 15, a Estrada de Ferro Campos do Jordão completa 93 anos de fundação. Inicialmente utilizada para transportar doentes que necessitavam de tratamento na estância climática, hoje a ferrovia transporta milhares de turistas que desfrutam das paisagens, dos diferentes atrativos e do conforto que a “estradinha” oferece.

O secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva, explica que as solenidades programadas para comemorar o aniversário da estrada de ferro  começarão logo na partida das automotrizes, saindo de Pindamonhangaba com destino a Campos do Jordão, com a exposição de fotografias antigas da EFCJ, apresentação artístico cultural e distribuição de bolo entre os passageiros. Durante a parada na estação Eugênio Levèfre, em Santo Antônio do Pinhal, a Prefeitura saudará os visitantes com apresentação de grupo folclórico tradicional.

A tradicional chegada em Campos do Jordão será alterada para a Parada Grande Hotel, onde os viajantes serão recepcionados pelo Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau, recebendo brindes e participando de pequena solenidade.

Em seguida o desembarque será na Estação Emílio Ribas, em Capivari onde também haverá exposição de fotografias antigas da Estrada de Ferro e apresentações artísticas durante o dia todo.

Às 10h30 horas, por ocasião da reunião dos prefeitos do Circuito da Mantiqueira (Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São José dos Campos e São Francisco Xavier), falará sobre a Estrada de Ferro o advogado e historiador Pedro Paulo Filho, que lança livro alusivo à data.

Para o diretor da Estrada de Ferro Campos do Jordão Silvio Camargo, “a data marca a história da ferrovia e o resgate de sua  importância  para o desenvolvimento regional, que não pode prescindir da presença deste valioso equipamento do turismo estadual para as cidades da região”.

Passeio tradicional

Visitar Campos do Jordão é antes de tudo ver os tradicionais bondinhos da Estrada de Ferro atravessando a cidade de ponta a ponta, transportando turistas que aproveitam as paradas para conhecer os mais significativos pontos turísticos da montanha. Essa tradição já faz parte da história da cidade e se mantém operando da mesma maneira como fora idealizada pelos médicos sanitaristas Victor Godinho e Emílio Ribas, no começo do século passado.

A diferença está na eletrificação do trecho, que mudou o conforto e trouxe maior viabilidade ao transporte de passageiros que desfrutam de diferentes tipos de veículos, principalmente os de “serra” – automotrizes, assim denominados os carros que possuem motor elétrico para impulsionar a viagem – utilizados no transporte entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão.

A viagem é tranqüila entre essas duas cidades, passando por diversos pontos turísticos que se aprimoraram através dos anos, para receber e oferecer produtos de interesse dos visitantes.

A primeira parada se dá no parque temático “Reino das Águas Claras”, construído em homenagem ao escritor valeparaibano Monteiro Lobato, que criou personagens que se tornaram imortais e estão reproduzidos em trabalho artesanal na área do parque. A segunda parada leva o visitante a conhecer o mirante Nossa Senhora Auxiliadora, em ponto elevado da Serra da Mantiqueira, na tradicional Estação Eugênio Lefèvre em Santo Antonio do Pinhal, de onde se podem avistar várias cidades do Vale do Paraíba.

A partir daí começam as paisagens do Vale do Baú, cortado pelos trilhos seguros da Estrada de Ferro, com amplas oportunidades de fotografias e uma passagem pelo ponto culminante, o ponto ferroviário mais alto do Brasil, no Alto do Lageado, a 1.743 m acima do nível do mar.

Depois de três horas o visitante se depara com os encantos e atrações da mais famosa estância de inverno do País, Campos do Jordão, com todos os atrativos naturais e culturais que a cidade oferece. No perímetro urbano é possível realizar passeios entre o bairro do Capivari e o Recanto São Cristóvão, passando pelas diferentes paradas que homenageiam cidadãos que tiveram contribuições no desenvolvimento da Estrada de Ferro e cujas histórias estão de alguma forma interligadas. O visitante pode optar também por um passeio entre Capivari e Eugênio Lefèvre, em confortável automotriz que faz o percurso em menos de hora e meia.

Em sua vida a estrada de ferro transportou de ilustres aos mais anônimos cidadãos que a utilizavam para transporte de mercadorias, deslocamento para escolas e trabalho, além de momentos de lazer. Hoje a contribuição da ferrovia está estampada nas principais peças de divulgação de ambas as cidades e serve como referência para o desenvolvimento do turismo regional.

Em Campos do Jordão a Estrada de Ferro administra o parque do Capivari onde se encontra o teleférico e mantém espaço para comercialização de produtos do artesanato. Com capacidade limitada a 40 passageiros por viagem a ao máximo de três viagens por dia, a Estrada de Ferro Campos do Jordão mantém em sua sede, em Pindamonhangaba, serviço de atendimento aos usuários para informações sobre as viagens e reservas de passeios. Como órgão público, está subordinada a administração da Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Turismo do Governo do Estado de São Paulo.

Da Estrada de Ferro Campos do Jordão

(I.P.)